Educação | 18-05-2017 14:22

Alunos da Barquinha vencem concurso de turismo militar

Prémio de 2.500 euros foi entregue à Escola Secundária D. Maria II.

A criação de um centro interpretativo e um projecto que envolve desde desportos radicais ao lançamento de um bolo, da autoria de alunos do ensino superior e secundário, venceram o concurso nacional “Mentes Brilhantes para o Turismo Militar”.

Os prémios, anunciados na terça-feira, 16 de Maio, na reitoria da Universidade de Aveiro, no âmbito do Congresso Internacional do Turismo Militar, foram entregues à Escola Secundária D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, e à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto.

O prémio de 2.500 euros atribuído à equipa do ensino secundário (B-TEAM) refere-se a um projecto que promove a cultura templária, os desportos radicais e actividades de estratégia desenvolvidas nas três unidades militares instaladas em Vila Nova da Barquinha (Brigada Reacção Rápida, Engenharia e Tropas Paraquedistas).

A proposta envolve transposição de obstáculos, camuflagem e defesa pessoal, escalada, canoagem, saltos em paraquedas, viagens em balão de ar quente e recriações históricas medievais no castelo de Almourol, entre outras.

O projecto vencedor da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (IPP) “Centro Interpretativo Militar” foi desenvolvido pelos alunos do 3.º ano da licenciatura de Gestão e Administração Hoteleira, no âmbito de uma unidade curricular.

O lançamento do concurso, promovido pelo Ministério da Defesa e pela Universidade de Aveiro, visava destacar o tema do turismo militar na agenda pública.

As estratégias "podiam passar por novas abordagens de gestão e de modelos económicos, mas também de novas formas de colocar o património militar ao serviço da comunidade, com recurso às tecnologias e a acções de ‘marketing'", definia o regulamento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo