Educação | 25-09-2017 00:23

Alunos de excelência contam os segredos do sucesso escolar

Alunos de excelência contam os segredos do sucesso escolar

Concentração nas aulas e aplicação no estudo das matérias são receitas para se conseguir boas notas e ter tempo para dedicar a outras actividades.

Ter filhos bons alunos. Não há pai nem mãe que não sonhe com isso. Mas, será que basta ir às aulas? Será que é necessário dedicar muito tempo ao estudo? O MIRANTE foi descobrir entre os jovens dos vários estabelecimentos de ensino do concelho de Santarém que receberam, do município, os diplomas do Quadro de Valor e Excelência referentes ao ano lectivo 2016/2017 quais os segredos do seu sucesso escolar.

Tomás Arroteia, de 11 anos, vai começar a frequentar o 7.º ano no Colégio Infante Santo (Tremês) e já não é a primeira vez que é distinguido. “O ano passado, quando estava no 5.º ano, também recebi este prémio”, refere orgulhosamente enquanto exibia o seu mais recente diploma. “Este ano tive tudo cincos menos a Português e a Educação Visual, que tive quatro”, revela o jovem escalabitano, confessando que não passa o tempo a estudar e que tudo se consegue conciliar. “Eu até ando nos escuteiros”, adianta.

Nos tempos livres, Tomás gosta de ler, de pesquisar na internet, de brincar com os amigos e andar de bicicleta, mas quando chega a hora de estudar aplica-se a fundo. “Gosto muito de estudar, por isso dedico-me bastante e quando estou nas aulas costumo estar muito atento. É assim que tenho boas notas”, ri-se.

Foi à espera de tirar uma fotografia para recordação com os seus familiares e amigos que encontrámos Laura Batista. Pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (Pernes) e quase a iniciar o 10.º ano, a jovem de 14 anos, que também é escuteira, conta que já tinha recebido o prémio no 6.º ano. “Não foi uma novidade”, afirma, referindo que teve cinco a quase tudo menos uma disciplina. “O professor não quis dar, eu também não quis pedir nova avaliação”, explica a mãe da aluna distinguida ao mesmo tempo que olhava orgulhosa para a filha.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Médio Tejo