Entrevista | 19-03-2017 18:06

"Redes sociais retiraram público às bibliotecas"

"Redes sociais retiraram público às bibliotecas"
ABRANTES
Francisco Lopes é o actual director da Biblioteca Municipal de Abrantes

Biblioteca Municipal de Abrantes conta com cerca de 10 mil inscritos. Francisco Lopes é o actual director.

Exercer quaisquer actividades que permitam facilitar o caminho entre a pergunta e a resposta. Essa é a principal função do bibliotecário, na definição que O MIRANTE depreendeu das palavras do director da Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, que este ano celebra os 120 anos do poeta natural de Concavada. E uma das actividades pensadas para assinalar o aniversário é precisamente o "relançamento do Prémio Literário António Botto".

Para Francisco Lopes, a profissão que escolheu "é uma consequência natural de gostar muito de livros". Tem 58 anos, nasceu no Pego, no concelho de Abrantes, licenciou-se em História, em Lisboa, para onde foi estudar aos 17 anos. Era "um camponês na capital", refere. Acabado o curso ainda por lá deu aulas, mas depressa regressou a casa, em 1981. "Voltei por convicção. Tinha obrigação de, pela minha terra, tentar fazer a diferença".

Além disso, valorizava a vida no campo e a identidade. Nessa medida, contesta o olhar contemporâneo "para as comunidades humanas e para os locais, sobretudo a partir do seu potencial económico" levando a um "descaminho das identidades".

Tal como hoje, Francisco Lopes via naquela época a cidade de Abrantes e todo o concelho com muito potencial. "Como um cruzamento de regiões, de identidades e de culturas" representando uma riqueza "extraordinária que só pode ser vantajosa para nós", acredita.

"Temos de pensar que há mais país do que o litoral para onde há deslocações pendulares diárias para os grandes centros", diz, admitindo que nas cidades do interior acontece o mesmo fenómeno: "as sedes de concelho absorvem as populações das aldeias".

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1321
    18-10-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1321
    18-10-2017
    Capa Médio Tejo