Política | 08-12-2017 10:08

Assinada escritura para compra da antiga Marinha em VFX

Assinada escritura para compra da antiga Marinha em VFX

Câmara é oficialmente a nova proprietária daquele espaço.

Foi assinada na sexta-feira, 7 de Dezembro, a escritura de aquisição dos terrenos da antiga Escola n.º 1 da Armada (Marinha) em Vila Franca de Xira, por parte da câmara municipal, num investimento de 8,1 milhões de euros. A escritura foi assinada com a entidade que, até aqui, era detentora do espaço, a empresa de capitais públicos Estamo. A partir desta data a câmara é a dona do espaço e, em comunicado, Alberto Mesquita, presidente do município, diz que se trata “da pedra de toque” que fará mover o desenvolvimento futuro do concelho.

As antigas instalações da Marinha, pela sua localização privilegiada à beira-rio e pelas infraestruturas de circulação rodoviária e ferroviária que a circundam, constituem-se “como um espaço de grande importância estratégica” para Vila Franca de Xira, considera o município.

O estudo preliminar de ocupação das antigas escolas da Marinha traça caminhos de aproveitamento do espaço e suas potencialidades, que passam por um novo terminal rodoviário para retirar os autocarros da Quinta da Grinja, acesso à auto-estrada do norte, novas passagens pedonais sobre a estrada nacional para permitir travessias em segurança para os bairros da Mata e do Paraíso, novas árvores e construção de novas rotundas entre Vila Franca de Xira e Alhandra. Será também neste local que será instalado o futuro Tribunal do Comércio da cidade.

No estudo estão também previstas áreas de estacionamento, lazer, zonas comerciais e áreas administrativas e associativas. Está igualmente previsto um corredor verde entre as duas localidades. A compra das escolas da Marinha vai também permitir realizar a tão almejada ampliação do campo de futebol do União Desportiva Vilafranquense e ao mesmo tempo a ampliação do Parque Urbano do Cevadeiro.

Mais Notícias

    A carregar...