Política | 08-01-2018 15:06

Presidente de Mação não aceita que agricultores afectados não tenham apoios

Presidente de Mação não aceita que agricultores afectados não tenham apoios
INCÊNDIOS
Foto - O MIRANTE

Declarações proferidas à margem da cerimónia de inauguração do novo Espaço do Cidadão, em Mação.

O presidente da câmara de Mação, Vasco Estrela, questionou na manhã desta segunda-feira, 8 de Janeiro, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, sobre a discriminação que impede os pequenos agricultores do concelho de terem acesso aos apoios do Governo.

O autarca disse não compreender os critérios de atribuição de apoios aos agricultores vítimas dos incêndios do verão, que deixaram Mação de fora.

A Ministra respondeu que de facto houve critérios para atribuição dos apoios aos concelhos onde houve vítimas mortais.

O presidente do Município de Mação não contesta os apoios a estes concelhos, mas reforça que a descriminação que afasta os pequenos agricultores de Mação de receber apoios pelas áreas ardidas, de montantes entre os 1.053, e os 5 mil euros não é justa. Vasco Estrela questiona ainda o facto de durante cinco meses os animais de Mação não terem tido rações, ao contrário de outros concelhos. As empresas de Mação, afectadas pelos incêndios também ainda não tiveram acesso a qualquer benefício, sendo que empresas de outros concelhos afectados já tiveram apoio.

Vasco Estrela lembrou que a câmara tem candidaturas submetidas, de cerca de 5 milhões de euros para o fundo de estabilização e de reparação de infraestruturas, e até agora não sabe como está o processo. " gostaria de saber como estão essas candidaturas, para poder dar resposta à população", sublinhou.

O presidente da câmara de Mação disse ainda, que há projectos dos grupos parlamentares para que a questão dos apoios aos agricultores de Mação e ouros concelhos excluídos, possa ser revertida, e reforça a sua posição de dizer não à descriminação de que estas populações estão a ser alvo, por parte do Governo.

As declarações do presidente da câmara de Mação foram proferidas à margem da cerimónia de inauguração do novo Espaço do Cidadão, no Palácio da Justiça, esta manhã, em Mação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo