Política | 06-09-2018 18:18

Santarém poupa 243 mil euros de electricidade por ano com iluminação LED

Santarém poupa 243 mil euros de electricidade por ano com iluminação LED
Foto ilustrativa

As zonas de intervenção vão abranger todo o concelho, num total de 158 postos de transformação.

A Cãmara de Santarém espera poupar cerca de 243 mil euros por ano com a substituição da rede pública de iluminação por lâmpadas com tecnologia LED. A autarquia iniciou esta semana a substituição de 35% das luminárias do concelho, operação que vai permitir uma poupança substancial de energia que se vai reflectir na factura.

As zonas de intervenção vão abranger todo o concelho, num total de 158 postos de transformação. Na zona rural são intervencionados 81 locais de consumo e na zona urbana da cidade são intervencionados 77 locais. No total, vão ser instaladas 8077 novas luminárias, repartidas pelos 7737 pontos de luz a intervencionar.

“O projecto consiste numa intervenção nos sistemas de iluminação pública, com substituição de luminárias equipadas com lâmpadas de descarga (vapor de mercúrio e vapor de sódio de alta pressão) obsoletas e/ou com mais de 10 anos de vida útil, por luminárias de tecnologia LED, mais eficientes, de menor consumo energético, elevado rendimento e com índices de restituição cromática mais elevados”, informa o município.

Este projecto teve início em 2014 e envolve os onze municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - CIMLT, num total de 42 mil luminárias substituídas nesses concelhos. Estima-se uma poupança global anual de cerca de 1,2 milhões de euros, num investimento total de cerca de sete milhões de euros comparticipados a 95 por cento pela União Europeia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo