Saúde | 04-04-2019 10:14

Hospital de Vila Franca de Xira e centros de saúde discutem saúde mental

Hospital de Vila Franca de Xira e centros de saúde discutem saúde mental
SAÚDE
foto DR

Sexta edição das Jornadas da Saúde decorrem em Samora Correia.

“Saúde Mental: A pensar o Futuro” é o tema central que nos dias 5 e 6 de Abril irá reunir profissionais do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX) e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo nas VI Jornadas de Saúde, que vão ter lugar no auditório do Centro Cultural de Samora Correia (dia 5) e no Auditório do Centro Reynaldo dos Santos (dia 6).

Este ano a iniciativa volta a juntar profissionais dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, dando-lhes a oportunidade para partilhar ideias, trocar experiências e aprofundar e alargar os seus conhecimentos na área da saúde mental.

Segundo Maria João Carnot, médica diretora do Serviço de Psiquiatria do HVFX, “a saúde mental é o bem-estar emocional, psicológico e social. Refere-se ao modo como pensamos, sentimos e agimos, connosco e com os outros, em todas as dimensões da nossa vida. Em Portugal estima-se que cerca de 1/5 da população sofra de problemas de saúde mental, desde as mais prevalentes como a ansiedade e depressão, seguidas do consumo de álcool ou drogas, às menos prevalentes como a doença bipolar e a esquizofrenia. É um problema transversal ao longo das várias fases da vida e por isso é importante actuar ao nível da prevenção, detecção precoce, tratamento, reabilitação, integração e combate ao estigma”, explica. A profissional nota que a articulação entre todos os técnicos ao nível da comunidade, médicos de medicina geral e familiar e profissionais de saúde mental, “é fundamental para melhorar o nível dos cuidados” a estes doentes.

As Jornadas de Saúde organizadas em conjunto pelos profissionais de saúde do Hospital e das unidades de saúde do ACES Estuário do Tejo contam já com cinco edições e têm vindo a reforçar a multidisciplinaridade e a estreita articulação entre as equipas de cuidados primários e hospitalares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo