Saúde | 15-06-2019 07:00

Misericórdia de Pernes marca pela complementaridade na resposta que dá às pessoas

Misericórdia de Pernes marca pela complementaridade na resposta que dá às pessoas
ESPECIAL SAÚDE

Manuel Maia Frazão - Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes

Sempre com a preocupação da sustentabilidade e da prestação de serviços de qualidade, esta Misericórdia tem no passado, presente e futuro vindo a fazer um caminho que a torna uma referência relativamente às suas congéneres.

Importantes passos têm sido dados, presentemente, no sentido de continuar a caminhada desta instituição. Assim, e por imperativo, destaca-se o Lar São João de Deus | Unidade de Demências, que acolhe, exclusivamente, pessoas com demência, problemática de saúde que afecta cada vez mais pessoas, onde a escassez de respostas de saúde e sociais são um facto.

Esta situação esteve na base da criação desta unidade, merecendo a preocupação da Mesa Administrativa, que, acompanhando a situação vivida internamente, nas diferentes estruturas residenciais e na comunidade em geral, pautou a sua acção em garantir uma estrutura capaz de cuidar de pessoas que se encontram nesta situação.

Numa abordagem e conceito diferenciador, dada a sua filosofia, o Lar S. João de Deus, desde há três anos que vem dar a resposta a esta problemática, com uma unidade de referência, também piloto, constituindo-se numa estrutura que serve de escola para alunos de diferentes graus académicos, superiores ou profissionais, recebendo inúmeros visitantes que nela vêm inspirar-se.

Estas interações têm permitido aos profissionais da instituição manterem-se aprendizes numa dimensão humana ímpar.

A experiência diz que a intervenção a fazer em pessoas com demência passa, essencialmente, por proporcionar um ambiente seguro, sereno, simples e, acima de tudo, atento e centrado na individualidade de cada pessoa.

Texto da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Pernes

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo