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EDP Distribuição bate recorde de Qualidade de Serviço

Redução de assimetrias na rede eléctrica perto dos cem por cento

A EDP Distribuição anunciou que atingiu, no ano passado, o melhor resultado de sempre ao nível da Qualidade de Serviço e que tal situação demonstra o sucesso da política de investimentos que vem sendo desenvolvida pela empresa com a consequente redução de assimetrias na rede eléctrica que atingiu, em termos nacionais, uma fiabilidade de 99,99%.
O valor referente ao indicador da continuidade do abastecimento TIE (Tempo de Interrupção Equivalente) foi de 54 minutos em 2015 e representa uma melhoria de cerca de 70% da qualidade de serviço em Portugal continental na última década. Igualmente, o SAIDI, outro indicador usado internacionalmente para comparação da eficiência das operadoras de rede, coloca a EDP Distribuição no grupo com melhores resultados entre as congéneres europeias.
A mesma evolução ao nível da qualidade de serviço foi registada em cada uma das 6 Direcções de Rede e Clientes – Norte, Porto, Mondego, Tejo, Lisboa e Sul – as estruturas operacionais da empresa, evidenciando a redução de assimetrias obtida em todo o território.
Segundo a empresa, a marca alcançada é consequência de uma política de investimento continuado nas redes de distribuição de electricidade, que se cifrou em cerca de 4.000 milhões de euros desde o ano 2000, centrada na melhoria da rede de distribuição, através da manutenção, modernização e construção de novas infra-estruturas.
Destaca-se o investimento realizado nos últimos anos na automação do comando e supervisão da rede integrado no projecto inovgrid, o projecto de redes inteligentes da EDP Distribuição.
Actualmente a rede de distribuição de energia eléctrica tem 419 subestações, cerca de 220 000 km de linhas e 70 000 postos de transformação.

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