uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Verão animado em Santarém do solstício ao equinócio

Verão animado em Santarém do solstício ao equinócio

Município volta a apostar em programa cultural com várias frentes de Junho a Setembro. Programação visa atingir diversos públicos e tem algumas novidades relativamente ao ano passado, como a realização do primeiro festival de “Street Food In.Str”. Não vão faltar a música, fotografia, artes plásticas, teatro e cinema ao ar livre.

Uma parada de artistas, um passeio nocturno de carros antigos, um espectáculo e fogo-de-artifício abrem, a 20 de Junho, o programa “Verão In.Str/2016... é um espanto!”. Uma iniciativa do município em colaboração com múltiplos parceiros que até 23 de Setembro proporcionará uma oferta cultural diversificada no centro histórico de Santarém.
Apresentada pela vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, e pelo técnico superior do município Nuno Domingos, a programação que vai animar a cidade, “do solstício ao equinócio”, volta a fazer-se com os agentes culturais, tal como na edição de 2015, a primeira, mas este ano já com o apoio de vários patrocinadores.
Com o “Verão In.Str”, o município pretende afirmar a cidade como espaço de cultura, fortalecendo a sua atractividade turística e valorizando os recursos culturais do concelho, disse Susana Pita Soares. Ao mesmo tempo procura promover a inclusão, envolvendo a população, associações e instituições culturais, artistas, proprietários de imóveis, imobiliárias, empresários, comerciantes, patrocinadores, acrescentou.
Com base no centro histórico de Santarém, a programação volta, no In.Artes, a colocar a arte “em locais improváveis” -- numa dezena de lojas devolutas e em espaços públicos e comerciais, ou, pela primeira vez este ano, decorando varandas com fotografias de grandes dimensões. No que foi designado como “Caminhos das Artes”, cerca de 70 fotografias de fotógrafos locais, ampliadas, vão ser colocadas em varandas na Rua Serpa Pinto, tendo Santarém por tema.
No In.Cidade são oferecidos aos visitantes passeios guiados (todas as quartas-feiras de manhã) e temáticos (9 de Julho, 6 de Agosto e 10 de Setembro) a monumentos, ruas, ruelas e recantos que narram a história de Santarém e de Portugal.
Centenas de eventos -- cinema ao ar livre, concertos de música, teatro, folclore, actividades ao ar livre para adultos e crianças - estão programados para acontecerem durante os três meses do Verão em quatro palcos situados nos largos do centro histórico (Seminário, Padre Chiquito, Marvila, Portas do Sol) e a animação vai acontecer igualmente em bares da cidade.
Em colaboração com a Associação Comercial, as lojas estarão abertas às quintas-feiras até às 23h00, sendo o horário alargado aos sábados, e haverá incentivos às compras no comércio do centro histórico, com o sorteio de duas viagens.
No âmbito da parceria com duas empresas da região, vai ser criado um novo produto a partir das “pombinhas de Santarém”, um pão, símbolo do culto do espírito santo, que remete para o bodo distribuído aos pobres no Pentecostes. As sandes de “pombinhas” são apadrinhadas pela Nobre e pela Compal e vão estar à venda nas pastelarias da cidade, alargando-se a vertente gastronómica do programa às campanhas de “petiscos Nobre” (24 de Junho a 24 de Agosto) e do “tomate, azeite e alho” (1 a 31 de Agosto), em vários restaurantes do concelho.
No final de Julho (29 a 31) vai realizar-se, no jardim das Portas do Sol, o primeiro festival de “Street Food In.Str”.

Verão animado em Santarém do solstício ao equinócio

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques