uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A honestidade é um valor que não deve ter preço no mundo dos negócios

A honestidade é um valor que não deve ter preço no mundo dos negócios

Vânia Ferreira é uma das responsáveis da Ortobest em Vila Franca de Xira. Quando era pequena queria ser cabeleireira, mas hoje não se vê a fazer outra coisa que não seja estar no ramo de negócio da ortopedia e material hospitalar.

No mundo dos negócios a honestidade é um valor fundamental que não tem preço. A opinião é de Vânia Ferreira, 38 anos, uma das responsáveis da Ortobest, empresa de venda e reparação de material hospitalar, ortopédico e consumíveis, em Vila Franca de Xira. “Neste, como noutros negócios, é fundamental conseguir sempre compreender o que os outros querem e ajudar o cliente no que realmente é necessário. A honestidade não se troca por nada. A mentira tem perna curta e vejo isso por mim: se me enganam numa loja não volto lá. Aqui, isso nem me passa pela cabeça”, explica.
Vânia é do Cartaxo, terra onde se lembra de ter tido uma infância “bastante boa”, com bastante liberdade que os jovens hoje não têm. “Era uma terra pequena e onde toda a gente se conhecia e brincava uns com os outros, dava para estar na rua a brincar à vontade. Tive aquilo que os miúdos hoje não conseguem ter”, recorda a
O MIRANTE.
O seu primeiro emprego foi na zona de Lisboa, na área da auditoria financeira, onde trabalhou com revisores oficiais de contas. Uma consequência de ter tirado o curso de gestão de empresas. Chegou a fazer contabilidade também e quando foi mãe quis aproximar-se mais do Cartaxo. Precisava de mais tempo livre e encontrou uma empresa de contabilidade em Alenquer onde entrou. Acabou por ficar sem emprego e a pensar que rumo dar à vida profissional.
Vânia acabou por ajudar o marido, que já na altura tinha uma loja da Ortobest no Cartaxo, terra onde o negócio nasceu. Só depois se expandiu para Vila Franca de Xira e, mais tarde, para a zona comercial do Hospital de Vila Franca de Xira. “Como estava sem fazer nada surgiu esta oportunidade, sempre quis montar um negócio próprio. Percebi que o meu marido já tinha a imagem institucional do negócio mas precisava de melhorar a venda ao público, e foi aí que entrei”, recorda.
A loja de Vila Franca de Xira já existe há cinco anos e tem sido um sucesso, à semelhança das restantes lojas da Ortobest. “Ser empresária e conciliar essa tarefa com o papel de mãe não é fácil. Mas tento sempre, roubo tempo meu, dos meus momentos livres, para os dedicar por inteiro à família”, confessa.
Quando era pequena queria ser cabeleireira, mas hoje não se vê a fazer outra coisa. “Gosto muito do que faço e não ambiciono nada diferente. Gosto muito de estar na parte do atendimento e poder aconselhar as pessoas com algumas dificuldades e necessidades que sentem. Gosto de sentir que posso ajudar e contribuir para a melhoria da mobilidade de cada um, dar alguma ajuda na sua vida diária. Esta é uma área muito exigente e onde há muita inovação. Hoje há muitas ajudas para quase tudo, que permitem não só melhorar o conforto da vida diária como também dar mais autonomia e qualidade de vida às pessoas, para não dependerem tanto dos outros”, refere.
Vânia já perdeu a conta às horas que trabalha por dia, mas ironiza dizendo que “são muitas”. Afinal de contas o sucesso só se alcança com trabalho. A empresária assegura que as mulheres fazem a diferença nos negócios e no seu em particular. “Nesta área da necessidade e de ajudar o outro as mulheres têm outra sensibilidade, outra perspectiva, que os homens não têm. Há muitas situações que nos aparecem, por exemplo na mastectomia (retirada da mama), em que as clientes não se sentem à vontade para falar desse assunto, aconselharem-se ou experimentarem quando está um homem no atendimento. Estão mais à vontade com uma mulher no atendimento e aqui em Vila Franca de Xira somos todas mulheres”, explica.
A empresária acredita que pode dar um contributo adicional ao negócio e vê a cidade de Vila Franca de Xira, quando comparada com o Cartaxo, como uma cidade “com mais vida e movimento”. Conta a empresária que as pessoas “que já cá estão há algum tempo queixam-se que a vida da cidade tem vindo a diminuir mas eu não noto isso. Noto, contudo, que as pessoas têm tido mais dificuldades em adquirir algumas coisas básicas para as suas necessidades”.
Vânia defende que o novo hospital da cidade, onde tem loja, tem “óptimas condições” e é “espectacular”, quer a nível de equipamentos quer de profissionais de saúde. “Há sempre quem reclame, é difícil agradar a todos, mas na minha perspectiva o novo hospital está a funcionar lindamente”, conclui.

A honestidade é um valor que não deve ter preço no mundo dos negócios

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques