uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
CNEMA desiste do braço-de-ferro e vai ligar-se à rede pública de água

CNEMA desiste do braço-de-ferro e vai ligar-se à rede pública de água

Garantia foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém na última reunião do executivo. Parque de exposições está há alguns anos a servir-se de captação de água própria, situação que a entidade reguladora já considerou irregular tendo em conta que o complexo é servido pela rede pública de água.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), garantiu na reunião do executivo de segunda-feira, 13 de Junho, que o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) vai em breve ligar-se à rede pública de água.
Na sequência das notícias publicadas recentemente em O MIRANTE sobre o assunto, Ricardo Gonçalves foi questionado pelos vereadores Jorge Luís (CDU) e Ricardo Segurado (PS), tendo referido que o assunto foi abordado em reunião do conselho de administração do parque de exposições - onde o autarca tem assento enquanto representante do município, que é o segundo maior accionista do CNEMA.
Ricardo Gonçalves deixou também claro que a posição da Câmara de Santarém e da empresa municipal Águas de Santarém é de que o CNEMA deve ligar-se à rede pública de abastecimento de água, cumprindo aquelas que são as normas legais. A lei determina que a ligação à rede pública de água é obrigatória desde que o fornecimento possa ser garantido pela entidade distribuidora nesse território, no caso a Águas de Santarém. Mas o CNEMA tem preferido nos últimos anos recorrer a captações próprias.
Este braço-de-ferro do CNEMA tem a ver com divergências sobre a distância a que se encontra o ramal público de água. A legislação obriga a ligação à rede pública se esta estiver a menos de 20 metros e o limite da propriedade do parque está dentro dessa distância, mas a empresa tem outra leitura.
Recorde-se que a rede de água do CNEMA foi notícia recentemente também devido às rupturas que deixaram a Feira Nacional de Agricultura sem água durante praticamente um dia, a 6 de Junho, causando sérios constrangimentos a restaurantes, expositores e visitantes. Segundo o presidente da Câmara de Santarém, o CNEMA vai também substituir parte da sua rede interna de distribuição de água, pois “já tem 22 anos e apresenta alguns problemas”, disse Ricardo Gonçalves.

CNEMA desiste do braço-de-ferro e vai ligar-se à rede pública de água

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques