uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O culto do corpo e o vício do treino depois dos 50 anos

Não posso deixar de me entristecer com certas coisas que se dizem e outras que se omitem. Já pouca gente se lembra do Estácio, um rapaz que foi viver para Santarém em 1973, que tinha iniciado o Culturismo 7 anos antes, no Porto. Não havia ginásio nessa cidade e à sua custa, comprou o essencial para funcionar numa garagem, onde começaram a aparecer alguns curiosos que se aproveitaram do material e dos conhecimentos que eu tinha.
Foi nessa garagem que cheguei a Mister Portugal e fiz parte da primeira equipa que se deslocou a França e ao Luxemburgo com todas as despesas suportadas por nós.
Portanto, o iniciador em Santarém da prática do Culturismo foi o Estácio, do qual depois se aproveitaram muitos, que hoje já se “esqueceram” dele. Esse mesmo Estácio que vive em Vila Real de Santo António, desde 1978 e que iniciou a modalidade aqui, do qual muitos se serviram já para montar ginásios sem que haja ninguém que reconheça tal. Por onde ele tem passado, nem à merda o mandam. Mas, a vida é assim...
Manuel Maria Marques

Mais Notícias

    A carregar...