uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-indústria já tem projectos em curso

Trabalho está a ser desenvolvido na Quinta da Fonte Boa, no Vale de Santarém, e envolve oito parceiros

O Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-indústria já tem vários projectos em curso. O MIRANTE falou com o presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Nuno Boavida Canada, que explicou o que já está a ser feito nas instalações do INIAV, (antiga Estação Zootécnica Nacional) na Quinta da Fonte Boa, no Vale de Santarém.
“Não é uma estrutura que esteja parada e tem em curso vários projectos como por exemplo na área de produção animal. Está ser desenvolvido um projecto de melhoramento de pastagens e de novas variedades de forragens para a alimentação animal que são produzidas de forma integrada entre a estação de Santarém e a estação de Elvas. Portugal é fortemente deficitário em produção de proteína para animais e estamos a tentar reforçar essa área com vista a reduzir as importações”, explicou. Também em termos de infraestruturas “já se melhorou a fábrica de ração experimental para dar apoio a este projecto e já temos o alvará de experimentação”. Um matadouro experimental também já foi melhorado e tem alvará de experimentação para poder funcionar. A intenção é fazer do pólo da Fonte Boa uma referência na área da investigação a nível nacional e internacional, respondendo às necessidades específicas do tecido empresarial, com foco nas pequenas e médias empresas. Outra meta é responder às necessidades dos sectores agro-pecuário e agro-industrial em termos de formação profissional, dando cumprimento à cooperação entre instituições do ensino superior e o tecido produtivo.
“O próximo passo é colocar os alunos de doutoramento da Universidade de Lisboa em Santarém e tentar formar recursos humanos altamente qualificados e tentar fixá-los aqui à medida que for aumentando a empregabilidade na região desses recursos humanos”, disse o presidente do INIAV. “O Centro é um processo em curso. Só agora vão abrir as candidaturas ao Alentejo 2020 e à medida que formos tendo financiamento vamos arrancando com os vários sectores de actividade. O centro vai ter uma abrangência mais alargada não só da produção animal mas também de outras áreas para responder às necessidades do sector na região”, explicou Nuno Canada.

Mais Notícias

    A carregar...