uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parque ribeirinho na Póvoa de Santa Iria continua a somar prémios

Parque ribeirinho na Póvoa de Santa Iria continua a somar prémios

Projecto obteve decisão unânime do júri do WAN Landscape Award. Espaço é bastante usado pela população que não se mostra surpreendida com o acumular de prémios.

O parque linear ribeirinho da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, venceu este mês o prestigiado prémio de paisagismo WAN Landscape Award. Este é o segundo prémio de paisagismo e arquitectura que aquele parque urbano vence, depois de no ano passado também ter conseguido arrebatar o júri da Archmarathon Awards em Beirute, no Líbano.
O parque da Póvoa, com projecto desenhado pelo atelier de paisagismo Topiaris, concorreu com outros 45 projectos internacionais submetidos ao prémio. Esta foi também a primeira vez que um atelier nacional venceu este prémio. O parque foi implantado numa área de 14 hectares, alguns dos quais conquistados ao sector privado, que ali tinha indústria, e democratizou o acesso público ao rio a toda a comunidade.
O júri do concurso considerou que o projecto brilhou pela sua ousadia, pela improbabilidade de ser construído no local e por se tratar de um local “soberbo” que muitos “adorariam visitar”. O parque abrange a praia dos pescadores e o pontão de madeira que se estende por 700 metros até ao Forte da Casa. Para vários utilizadores do espaço o prémio não é surpresa. “Basta vir aqui ver e passear para perceber que este é um espaço único. Pena que muita gente do concelho ainda nem tenha tirado tempo para vir ver isto, é fantástico”, opina Rogério Mota, morador do Forte da Casa.
Alguns utilizadores escutados por
O MIRANTE dizem no entanto que ainda faz falta um parque infantil. “Há muitas famílias a passear aqui e toda a gente diz o mesmo: não se percebe como um espaço destes não tem um local onde as crianças possam ser deixadas a brincar. É absurdo”, lamenta Rita Carvalho.

Parque ribeirinho na Póvoa de Santa Iria continua a somar prémios

Mais Notícias

    A carregar...