uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antigo jogo de futebol de mesa saiu da prateleira e cativa novos adeptos

Antigo jogo de futebol de mesa saiu da prateleira e cativa novos adeptos

Foi um caso sério de popularidade nos anos de 1970 e 1980 mas acabou por sucumbir à influência crescente dos jogos electrónicos e ao advento da Internet. Hoje o subutteo tenta ressuscitar pelas mãos de antigos praticantes que vão arregimentando novos jogadores para a causa. Em Castanheira do Ribatejo está o único clube da região que promove o jogo.

Rui Mendes e Nuno Henriques são amigos de infância que, em crianças, costumavam jogar subbuteo na década de 1970. O jogo de futebol de mesa era um dos brinquedos predilectos. Os miúdos tinham a oportunidade de recriar, no chão da sala ou em cima da mesa de cozinha, o desporto rei com a ponta dos dedos. O aparecimento das consolas e a falta de comercialização do jogo em Portugal, fez com que o subbuteo aos poucos saísse de cena. Mas entretanto os dois amigos souberam que havia quem ainda jogasse futebol de mesa e decidiram voltar a jogar.
Nuno Henriques e Rui Mendes lideram a secção de futebol de mesa do Juventude da Castanheira, único clube da modalidade na região, e tentam passar a febre do jogo que os cativou em criança aos mais novos. E são cada vez mais os interessados, desde crianças a adultos.
No dia 17 de Setembro, o clube organizou a primeira prova da época. O encontro juntou seis das sete equipas que competem em Portugal e contou também com a presença de Carolina Villarigues. A atleta de 19 anos, que representa o Belenenses, sagrou-se no início de Setembro campeã mundial de Futebol de Mesa em femininos. Um exemplo claro de como o jogo do século passado está a ganhar novos adeptos.
Dentro do Juventude da Castanheira também há campeões. Vasco Henriques, filho de Nuno Henriques, é campeão nacional do escalão de sub-12 e sub-15. O jovem de 15 anos foi a razão que levou o pai a voltar a praticar a modalidade. “Uma noite estava com insónias e descobri, numa prateleira que tenho ao lado da cama, uma caixa com bonecos e comecei a brincar. Na manhã seguinte o meu pai viu-me a mexer no subbuteo e ensinou-me as regras”, diz Vasco.
Este episódio acidental acabou por levar Nuno Henriques a competir novamente em futebol de mesa. Semanas mais tarde, por coincidência, Nuno encontrou um amigo de infância que lhe falou de treinos de futebol de mesa em Sassoeiros (Cascais) e acabou por levar o filho a um treino.
O amigo Rui Mendes acabou por ir residir para a Castanheira do Ribatejo e teve a ideia de propor ao clube o desafio de abrir a modalidade de Futebol de Mesa. Surgia assim o subbuteo no Ribatejo. O plano dos dois amigos é conseguir angariar novos praticantes para o Juventude da Castanheira. Muitas crianças e jovens que praticam futebol no clube acabam, no fim dos jogos, por passar pela sala de treinos e ficam curiosos com o ambiente do futebol de mesa. Alguns acabam por experimentar, mas este ano, Nuno e Rui assumem que tem sido difícil convencer os jovens a ficar no subbuteo.
Além de se recordar os tempos de infância, o subbuteo é para alguns uma oportunidade de estar em família. “Passei a estar mais tempo com o meu filho, pois quando podemos treinamos em casa. Não imaginei que o subbuteo fosse aproximar-me mais do meu filho. O próprio jogo acabou por ajudar o Vasco a concentrar-se. Requer muita estratégia e o meu filho passou a ter melhores resultados na escola”.

Na Castanheira do Ribatejo há quatro anos

O futebol de mesa tem vindo a cativar, ainda que pouco a pouco, cada vez mais praticantes. Neste momento há cerca de 100 jogadores inscritos a jogar em Portugal, mas segundo a Associação Portuguesa de Subbuteo está prevista a criação de três novos clubes no país (Braga, Montijo e Algarve).
Na Castanheira do Ribatejo o clube tem a modalidade há cerca de quatro anos e ainda que estejam com dificuldades em conseguir novos jogadores, Nuno e Rui esperam ir buscar atletas a outros clubes de forma a preencher a vitrina do Juventude com troféus ganhos com a ponta dos dedos.

Antigo jogo de futebol de mesa saiu da prateleira e cativa novos adeptos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido