uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
MODO Arquitectos Associados do Sardoal com clientes no país e no estrangeiro

MODO Arquitectos Associados do Sardoal com clientes no país e no estrangeiro

O cartão de visita do atelier é a sua sede mas outros trabalhos podem ser vistos online

Criada no início de 2009, por Pedro Costa e Ana Barral, a MODO Arquitectos Associados, teve o seu início em Abrantes, passando em 2013 para o número 29 da Rua Gil Vicente, no Sardoal, no seguimento de um desafio lançado por Paulo Graça, amigo comum dos arquitectos.
O nome da empresa, tem origem no prefácio de “Ásia” de João de Barros, onde o autor diz “usar do modo que têm os arquitectos, os quais primeiro que ponham mão na obra, a traçam e debuxam, e de si apresentam estes delineamentos da sua imaginação ao senhor cujo há-de ser o edifício”, com que ambos os arquitectos se identificam.
Desengane-se quem pensa que arquitectura são apenas novos projectos para novas casas. Na MODO Arquitectos Associados, Ana Barral e Pedro Costa dedicam grande parte do seu tempo à renovação / requalificação de edifícios usados.
A prova disso é o edifício onde fica localizado o atelier, na antiga Casa de Chá do Sardoal. “Uma das razões que nos levou a virmos para aqui, foi o facto de o edifício onde nos encontramos ter sido recuperado por nós, feito à nossa medida. Quem sabe se subconscientemente, quando o projectámos para a Casa de Chá, não estaríamos já a imaginá-lo como sendo o nosso futuro atelier?”, refere Pedro Costa.
O facto de o atelier da MODO Arquitectos estar situado no interior não é encarado como desvantagem, antes pelo contrário. “Temos facilidade em falar com as pessoas, estamos perto de tudo devido às vias de comunicação que temos à porta e, acima de tudo, temos tranquilidade no nosso trabalho”, refere Ana Barral.
Pedro Costa reforça aquela ideia. “Na nossa área há mais vantagens que desvantagens. Hoje em dia a Internet é igual em quase todo o lado. Além disso, estamos na região há muito tempo e temos imensos projectos nossos aqui, a começar pelo nosso atelier que acaba por ser o nosso cartão de visita”.
A maioria dos clientes da MODO Arquitectos são institucionais mas o atelier também executa trabalhos para particulares, nomeadamente na área da recuperação que é considerada pelos associados como um desafio maior. “A reabilitação não tem no nosso país a devida atenção e é nisso que temos apostado”, refere Pedro Costa.
O Centro de incubação de empresas da Tagus Valley, em Abrantes, a nova Unidade de Saúde Familiar daquela cidade, a Adega e a Loja de Vinhos da Quinta do Casal da Coelheira e o Lar do Pego, são todos projectos com a assinatura da MODO Arquitectos Associados.
A forma como se trabalha na MODO é sem dúvida o que os distingue dos outros ateliers, quando um cliente aposta em trabalhar com esta equipa, eles aconpanham-no até ao fim, seja um cliente particular ou institucional, seja um grande projecto, ou um projecto mais pequeno.
A MODO também trabalhou, em conjunto com outras equipas, nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento de diversos municípios como Santarém, Sardoal e Vila de Rei. O trabalho em parceria, já levou a assinatura da MODO Arquitectos Associados a vários outros países como Itália, Croácia e Cabo Verde, por exemplo.
A experiência de Pedro Costa, que trabalhou durante vários anos na função pública, e o vasto conhecimento da legislação em vigor de Ana Barral, permite que ambos os arquitectos trabalhem com relativo à vontade as ARU (Áreas de Reabilitação Urbana) de diversas zonas do país.
A MODO também é procurada por estudantes de arquitectura de outros países. Já teve uma estagiária italiana e foi contactada por um estudante indiano no mesmo sentido.
A MODO Arquitectos associados, fica situada na Rua Gil Vicente, n.º 29, no Sardoal e pode ser contactada através do telefone 241 851 068 ou do e-mail atelier@modoarquitectos.com.
Se ficou curioso, pode ver alguns dos trabalhos do atelier em www.modoarquitectos.com.

MODO Arquitectos Associados do Sardoal com clientes no país e no estrangeiro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido