uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Pedro Graça

Tesoureiro da Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, 34 anos, Aveiras de Baixo

O que faz falta em Aveiras de Baixo?
Aveiras de Baixo perdeu um pouco com a centralização, principalmente com o fecho de 3 escolas das 3 localidades mais expressivas desta freguesia. Podemos sempre dizer que falta muita coisa mas temos de ajustar as necessidades à nossa dimensão. Acredito que continuando a criar o bem-estar da população já estamos a fazer o essencial.
Gosta de ir votar?
Não gosto nem desgosto. É um direito que exerço naturalmente mas vejo que a falta de alternativas credíveis está a fazer aumentar o grupo dos abstencionistas. E é pena porque ao votar estamos a decidir o nosso futuro. Mas é compreensível o que se passa uma vez que muitos políticos apresentam propostas que não cumprem e não são penalizados por isso.
Sente que seria um bom primeiro-ministro?
Foi uma situação que nunca imaginei. Tenho responsabilidades políticas, não estou ligado a nenhum partido e reconheço que tomar decisões que afectam todos não é fácil. Necessitamos de uma pessoa que trabalhe para o país e não para os partidos.
Tem médico de família ?
Tenho. Mas o método de marcação de consultas e o cumprimento de horários estão a necessitar de uma boa reforma.
Tem a profissão que gostaria de ter?
Estou numa área que para mim é interessante que é a logística mas reconheço que não completa as minhas ambições.
O que pensa das praxes académica?
Sou a favor das praxes académicas nas quais participei enquanto estudante em Santarém. Não podemos misturar praxes com casos pontuais de situações menos agradáveis. É fácil catalogar quem praxa como “maus da fita”, no entanto, ninguém tem em conta toda a vertente de apoio dada a um novo colega. É fácil dizer que a praxe não é o método certo para integrar os alunos… mas onde estão essas pessoas que criticam quando os novos alunos chegam? Quem lhes dá a conhecer a cidade? Quem os faz conhecer colegas? Quem os acompanha fora das quatro paredes da Universidade?
Sabe algum refrão de uma música do Quim Barreiros?
Quim Barreiros é um ícone de Portugal. Quem não conhece a “Garagem da Vizinha” ou “O Mestre da Culinária”?!
Qual o significado da expressão “Gozar a vida”?
Pode ter tantos significado mas acredito que passe por aproveitar cada momento ao nosso gosto e sem restrições.
Fazem falta mais mulheres na política?
Não sei se essa é a pergunta correcta mas sim, se as mulheres estiverem dispostas a dedicarem-se mais à política. Se a política é gerir as opiniões de homens e mulheres podem abranger mais horizontes.
O Facebook e as outras rede sociais melhoraram a sua vida?
As redes sociais são sem dúvida uma maneira mais fácil e rápida de comunicar. O Whatsapp tem sido uma plataforma ideal para mim para manter contactos, conversas e para me distrair um pouco.
Ler jornais é saber mais?
Possivelmente mas por gosto próprio só leio jornais de desporto... e O MIRANTE
(risos).
Alguma vez deu sangue?
Sim, já dei, no entanto, não tenho esse hábito embora acredite que é um acto de grande generosidade.
Gosta de grandes reuniões familiares?
Tenho uma família que acho numerosa mas a distância não permite uma convivência mais regular. Gosto quando todos nos juntamos e de desfrutar esses momentos.
Quantos verdadeiros amigos acha que tem?
Acho que posso dar-me por contente se tiver duas mãos cheias de amigos verdadeiros. Daqueles com quem posso contar, dialogar, pedir ajuda e que sentem que recebem a mesma atenção da minha parte.
Este Mundo está perdido?
O Mundo não está perdido. Os valores da sociedade é que se têm vindo a alterar para o bom e para o mau. A realidade mudou e com ela mudaram as mentalidades. Acredito, no entanto, que princípios tão básicos como o respeito pelo próximo e o civismo têm-se vindo a perder gradualmente e acho que a sociedade tem o dever de intervir e contrariar essa situação.
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer?
Prefiro: “Deitar tarde e tarde erguer é o melhor que pode haver!”. Mas acredito que com a idade tudo se tende a ajustar.

Mais Notícias

    A carregar...