uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Restauro de bicicletas antigas é na oficina especializada de Luís Montez

Restaurador da Mendiga (Porto de Mós) também tem loja online de peças e acessórios

Para os amantes e coleccionadores de bicicletas antigas, Luíz Montez, de 45 anos, abriu uma oficina de restauro daqueles veículos e uma loja online de peças e acessórios. A oficina fica em Mendiga, concelho de Porto de Mós. A loja online está alojada em http://www.bicicletasantigas.pt/.
“O meu principal serviço é o restauro de A a Z em bicicletas antigas, nacionais e estrangeiras, respeitando o mais possível o padrão original. Os meus clientes são geralmente pessoas com idades entre os 35 anos e os 70 anos, coleccionadores, ou simples amantes das bicicletas antigas e recebo encomendas de todos os pontos do país”, explica o Luís Montez.
Luíz Montez iniciou a sua actividade de restauro de bicicletas antigas há dez anos. Fazia em média quatro ou cinco restauros por ano. Com o aumento da procura está nesta altura a fazer dois ou três restauros por mês.
Diz que só é possível trabalhar num sector tão especializado de actividade porque é um apaixonado pelas bicicletas em geral e pelas bicicletas antigas em particular. “Estive sempre ligado às bicicletas desde que me conheço, quer como utilizador quer como interessado pela parte técnicfa. Fui praticante de BTT muitos anos e levei a cabo algumas iniciativas como ir da Mendiga ao Algarve e voltar em cinco dias, percorrendo 870 quilómetros. O que faço agora é uma sequência lógica deste gosto que tenho pelas bicicletas”, explica.
Interrogado sobre a concorrência, faz questão de frisar a diferença entre reparar e restaurar. “Não tenho concorrência directa porque este trabalho é muito específico e moroso e requer muita paciência. O que se faz habitualmente é apenas trabalho de reparação e não de restauro”, assegura.
A oficina Bicicletas Antigas de Luís Montez fica na Rua das balseiras nº 10, 2480-215 Mendiga. Os interessados em obter informações sobre restauros podem fazê-lo através do telefone: 968164061. Os principais assessores e críticos do trabalho de restauro de Luís Montez são, em primeiro lugar, as pessoas mais idosas da Mendiga que sempre utilizaram a bicicleta como meio de transporte. Segundo eles as bicicletas que são entregues aos cuidados do técnico de restauro ficam “melhores que novas”.

Mais Notícias

    A carregar...