uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Há jovens com ideias inovadoras mas têm medo de arriscar”

“Há jovens com ideias inovadoras mas têm medo de arriscar”

Henrique Branco Gaspar, sócio-gerente da loja de produtos ortopédicos Branco Gaspar Saúde e Bem-Estar, em Alferrarede, Abrantes, diz ter uma vida tranquila. O contacto directo com o cliente e o desafio de responder às suas necessidades é o que mais gosta na sua profissão.

Os dias de Henrique Gaspar, 31 anos, são “bastante tranquilos”. Quando chega à loja de produtos ortopédicos Branco Gaspar Saúde e Bem-Estar a primeira coisa que faz é ler e responder a e-mails, inteirar-se das vendas do dia anterior para repor os stocks e procurar novos produtos para vender na loja que abriu com o seu irmão, Edgar Gaspar, há cerca de três meses junto à Igreja de Alferrarede, na periferia da cidade de Abrantes.
A infância foi passada em Envendos, uma pequena freguesia do concelho de Mação. Foi uma infância onde a inexistência de telemóveis, computadores ou consolas levavam a um maior contacto com a natureza e com os amigos e as brincadeiras eram outras. Em criança sonhava tirar o curso de Medicina Veterinária, contudo o rumo da sua vida acabou por ser outro.
Henrique sempre trabalhou com o irmão. “É um percurso que já tem alguns anos. Não tínhamos experiência nesta área, fomos adquirindo a experiência dia-após-dia”. Refere que “quando duas pessoas pensam de igual modo e têm a mesma visão de negócio, acaba por ser fácil trabalhar em família”. Os dois perceberam que não existiam muitas lojas desse ramo na zona, por isso decidiram avançar com esse conceito de negócio que abrange diversas faixas etárias, desde a pré-mamã até à área da geriatria.
Uma das mais valias do espaço é a possibilidade de recriar uma casa de banho adaptada, em tamanho real, onde os clientes podem simular diversos produtos relacionados, tirar dúvidas, solicitar soluções. Henrique Gaspar diz que “o contacto directo com o cliente, o desafio de responder às suas necessidades e por fim saber que os meus conselhos conseguiram melhorar o seu bem-estar”, é o que mais gosta na sua actividade.
A crise tem-se sentido nesta área de negócio por lidar diariamente com as necessidades básicas e percebe-se alguma limitação do poder de compra. O jovem empresário constata que existem muitos jovens com “ideias inovadoras e grande capacidade de liderança, mas o medo de arriscar e sair da zona de conforto faz com que não existam assim tantos jovens à frente de empresas”.
Considera o Ribatejo uma região pouco aproveitada. “Existe um enorme potencial que poderia ser uma mais-valia para diversos sectores que têm sido esquecidos”. Em Abrantes “falta um pouco de investimento. É uma zona que com as suas capacidades locais podia tornar-se numa cidade mais interessante e acolhedora, dinâmica e acima de tudo próspera”.
É aficionado pela festa brava mas acha que devia haver um “ajuste na tradição” e implementar algumas melhorias significativas e evolutivas. “Haveria certamente muito mais a dar para continuar a ser uma tradição e uma arte”. O jovem empresário diz que há vários destinos que quer conhecer, mas aquele que está em primeiro lugar na sua lista é Angola, por ser a terra do seu pai.
Henrique Gaspar não é grande utilizador das redes sociais. Apenas usa para falar e reencontrar velhos amigos de quem guarda muitas saudades dos tempos de estudante. E também de uma forma empresarial para gerir a página de facebook da loja. Diz que o seu maior sonho é ser feliz e realizado pessoal e profissionalmente e confessa não ter receio de nada - “o importante é saber ultrapassar as adversidades”, considera.

“Há jovens com ideias inovadoras mas têm medo de arriscar”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido