uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nova ETAR é solução para acabar com maus-cheiros em Samora Correia

Já existe projecto para a nova estação de tratamento que custará três milhões

A cidade de Samora Correia, concelho de Benavente, vai receber uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) para acabar com os maus-cheiros produzidos pelo mau funcionamento da actual, que têm incomodado os moradores da Rua do Campino. A garantia é do presidente da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, que admite que a ETAR actualmente existente atingiu o seu prazo de validade e que já existe um projecto para construir uma nova estação, avaliada em três milhões de euros.
“Esta ETAR já tem muitos anos e não foi preparada para fazer face à proximidade da população. A estação teve uma avaria num equipamento mecânico que faz a oxigenação dos dejectos e veio agravar o já mau cheiro junto da ETAR. A Águas do Ribatejo está a fazer um projecto para construir uma nova infraestrutura, avaliada em 3 milhões de euros e que vai resolver em grande parte os problemas”, refere Francisco Oliveira, que é também presidente da Câmara de Coruche.
O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), assume que se trata de uma situação complicada e que a nova ETAR terá de ser construída fora do perímetro do Porto Alto. “A questão da ETAR da Rua do Campino é complicada porque está a trabalhar no limite da capacidade. No futuro aquela ETAR não é solução. Já estivemos reunidos com moradores que relatam cheiros intensos no Verão”, indica o autarca.
Há cerca de três semanas foi feito um abaixo-assinado, com mais de 100 assinaturas, a pedir a resolução da situação, tanto ao município de Benavente como à Águas do Ribatejo. “Desde Junho que ando a levar com estes cheiros, nem se pode estar em casa. Tem que se fechar janelas, portas, tudo”, refere José Matias Ferreira, morador na Rua do Campino a O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...