uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Renovados contratos com médicos no concelho de Salvaterra de Magos

Edição de 05.01.2017 | Sociedade

As duas médicas de família cubanas que prestam serviço na extensão de saúde de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, viram os seus contratos renovados a partir desta segunda-feira, 2 de Janeiro, permanecendo no activo. A informação foi dada pela Câmara de Salvaterra de Magos que diz ter conseguido essa garantia, “após denúncia pública da situação e na sequência de várias diligências feitas pelo presidente da autarquia, Hélder Esménio, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo e do Ministério da Saúde”.
O município informa ainda que “perante o presidente da câmara municipal foi ainda assumido o compromisso de, apesar das saídas em mobilidade, assegurar sempre dois médicos de família no centro de saúde de Salvaterra de Magos”. Além disso, “vão manter-se dois médicos contratados com horas para apoiar os utentes de Foros de Salvaterra, mantendo-se também nesta extensão o médico de família que ali presta serviço a meio tempo”.
Já na extensão de saúde de Marinhais, ainda segundo a nota da Câmara de Salvaterra de Magos, vão continuar os três médicos de família, enquanto em Muge e no Granho a autarquia vai continuar a suportar os encargos financeiros dos consultórios que abriu e que permitem que as duas médicas estrangeiras que trabalham em Glória do Ribatejo possam também prestar assistência nessas comunidades em horário pós-laboral.
“O Município de Salvaterra de Magos acredita que, se os compromissos forem honrados, a situação que existe hoje e que foi conquistada com muito trabalho da autarquia, vai poder até melhorar, uma vez que tem uma reunião agendada com o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na qual se pretende enfatizar a importância de fixar mais um médico no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, pois é aí que temos mais utentes inscritos”, lê-se na mesma nota.
A autarquia anuncia ainda que vai pedir a substituição de uma das médicas cubanas que vai estar ausente da extensão de Glória do Ribatejo durante mês e meio, por motivo de férias e de deslocação ao seu país natal.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...