uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mostra de produtos na Suíça já deu resultados a empresas da região

Mostra de produtos na Suíça já deu resultados a empresas da região

Acções de abordagem directa fazem parte da estratégia de internacionalização do Agrocluster Ribatejo

No âmbito da estratégia de apoio à internacionalização das empresas associadas, o Agrocluster Ribatejo tem dinamizado a realização de acções onde a exposição e prova dos produtos assume lugar de destaque. Na sequência da acção desenvolvida na Suíça, realizada em Novembro de 2016, três empresas já concretizaram vendas para esse país.
Recorde-se que, em Novembro, o Agrocluster Ribatejo levou a Genebra, na Suíça, um conjunto de produtos das empresas associadas para organizar uma mostra de produtos direccionada exclusivamente para profissionais. Não se confinando o trabalho apenas ao evento, o Agrocluster quis conhecer os resultados práticos da acção.
“Mesmo antes de terminar o evento já estava receber pedidos de contacto que depressa se transformaram em encomendas”, disse Bruno Pinelas, da empresa Eduardo Loureiro, Lda., em relação à mostra de Genebra. Beatriz Caseiro, da empresa Leonor Concept Lda. afirmou ainda, em relação ao mesmo evento, que a realização desta mostra se revelou um excelente investimento. “Além de ter originado uma nota de encomenda imediata após o evento, trouxe-nos um novo leque de clientes qualificados na Suíça, que estamos certos trará mais encomendas no médio prazo”, fez saber a profissional.
Quem também já concretizou negócios na sequência da mostra à Suíça foi a Unique Portuguese Taste, Lda. De acordo com o empresário Manuel Rosa, “a realização da mostra promocional à Suíça foi de grande importância para a nossa empresa e muito benéfica para o nosso negócio. Foi de facto mais um passo importante para a internacionalização da nossa marca e produtos”.

Agrocluster apresentou azeites dos associados a trading
Mas os esforços de internacionalização do Agrocluster não se ficam por aqui. A estratégia de apoio às suas empresas associadas no que diz respeito aos mercados internacionais é contínua, pelo que o cluster continua a realizar constantemente acções de apoio à internacionalização, quer em território nacional, quer em território estrangeiro.
Uma das últimas acções deste tipo decorreu no dia 4 de Janeiro. O cluster organizou em Torres Novas um encontro entre uma trading portuguesa de produtos alimentares e três empresas produtoras de azeite. A trading, que iniciou actividade com o objectivo de criar serviços especializados para o desenvolvimento da actividade comercial além-fronteiras, esteve no distrito de Santarém com o propósito de conhecer empresas produtoras de azeite.
“O objectivo destas reuniões é estabelecer contactos de forma a iniciar possíveis negócios, colocando azeite em diversos países, tais como França, Polónia, Colômbia e México”, revelou a responsável Isabel Marques, que se mostrou bastante agradada com o acolhimento do Agrocluster e com os produtos que teve oportunidade de conhecer.
Os azeites das empresas Diterra - Comércio Agro-industrial, Lda., Divinis SA e Jerónimo Pedro Mendonça de Abreu Lima foram os produtos apresentados a esta empresa, que tem como objectivo procurar exactamente o tipo de produtos que os seus clientes no estrangeiro lhes demandam. “Parece-me, de acordo com aquilo que constatei, que existem reais oportunidades de negócio”, revelou a profissional.
O mesmo tipo de abordagem, focalizada no produto, está já a ser trabalhada pelo Agrocluster para o mercado do Brasil. Tendo em conta o interesse de uma trading de Salvador em adquirir queijos, enchidos, azeites e vinhos, o Agrocluster efectuou já um levantamento junto das suas empresas associadas, tendo enviado a informação das mesmas, bem como dos seus produtos e marcas, para a trading brasileira. Na próxima semana, seguirão os produtos para o Brasil.

Mostra de produtos na Suíça já deu resultados a empresas da região

Mais Notícias

    A carregar...