uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Toiros e pinturas dão nova imagem às entradas de Vila Franca de Xira
NOVIDADE. Quem visita Vila Franca de Xira tem agora dois novos motivos de interesse à chegada e à partida da cidade

Toiros e pinturas dão nova imagem às entradas de Vila Franca de Xira

Jorge Alexandre e Rodrigo Nunes são os autores de duas novas peças de arte urbana

Edição de 12.01.2017 | Sociedade

As entradas norte e sul da cidade de Vila Franca de Xira têm duas novas peças de arte urbana criadas por Jorge Alexandre e Rodrigo Nunes (Vile). As obras foram inauguradas no sábado, 7 de Janeiro, e representam para o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), um sinal da aposta na requalificação do espaço público.
A primeira peça, situada na entrada norte no viaduto de acesso à ponte Marechal Carmona, foi criada por Jorge Alexandre, que é também presidente do GART - Grupo de Artistas e Amigos da Arte. Chama-se “Franca Emoção” e retrata a passagem dos toiros pela lezíria e a arte do toureio. Mas sem qualquer violência, alertou o artista na hora de descerrar o pano.
“É uma peça que faz a ligação entre a festa brava e a lezíria e tenta não demonstrar qualquer violência, não há sangue, não há farpas. O toiro é quem impõe as regras. Cada um fará a sua interpretação mas parece-me uma imagem consensual”, frisou o artista, que idealizou a obra durante vários meses.
Na entrada oposta da cidade, a entrada sul, na parede em frente ao campo de futebol, foi pintada uma tela gigante pelo grafiter Vile, com as imagens dos mais icónicos monumentos e locais da cidade. “Era uma entrada bastante cinzenta e agora tem presentes todas as grandes referências da cidade e foi para mim um prazer imenso poder fazê-la”, explica o artista.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita, diz que os dois trabalhos são “um exemplo” do trabalho que se pode fazer em prol da requalificação do espaço público mas também para os jovens estudantes da cidade. “É um momento importante, não só reconhecemos hoje a importância da arte urbana como forma de cultura como a partir de hoje as entradas da nossa cidade têm mais beleza e dão melhor acolhimento a quem nos visita e a quem viaja”, sublinhou.

Toiros e pinturas dão nova imagem às entradas de Vila Franca de Xira

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...