uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de VFX distribui 41 novas hortas urbanas em Vialonga

Câmara de VFX distribui 41 novas hortas urbanas em Vialonga

Cerca de 80 pessoas candidataram-se a um pedaço de terra para cultivo

Filipe Ramalho, de 36 anos, foi um dos 41 sorteados a quem foram entregues hortas urbanas para amanhar em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira. A viver ali há 11 anos, Filipe vê na horta um escape para trabalho e para colher alguns produtos da terra.
“A minha família é toda alentejana e costumava ir para o campo com os meus pais e avós. Essa foi a razão para me dedicar às hortas. Isto é engraçado pois no tempo livre posso cultivar alfaces, couves, batatas e alhos para a família e amigos”, diz Filipe confessando que os primeiros tempos em Vialonga foram complicados pois não estava habituado ao barulho da cidade onde “até aviões” o acordavam de noite.
A cerimónia de entrega das hortas urbanas decorreu no sábado, 11 de Fevereiro, na escola básica nº3 de Vialonga, na urbanização Quinta das Índias, bem perto do local onde se encontram instaladas as hortas.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), indicou que esta iniciativa é uma oportunidade para os munícipes se “distraírem, terem actividade de ar livre” e terem acesso a alguns produtos hortícolas a preços mais em conta.
António Felizardo Sabino, 84 anos, foi o primeiro a ser sorteado com uma horta. Nunca antes tinha ouvido falar de hortas urbanas apesar de já cultivar em Vialonga alguns produtos. Natural de uma aldeia de Elvas, viveu muitos anos em Lisboa perto da Assembleia da República. Chegou a Vialonga em 2001 e desde logo reparou em vestígios de hortas antigas. Não demorou a que começasse a cultivar os próprios produtos.
“Ali bem perto [das hortas urbanas] cultivo tomates, batatas, cebola, espinafres, plantas aromáticas e árvores de fruto. Sei que não posso plantar árvores mas irei plantar, quando a terra tiver em condições, couves, alfaces, ervilhas, favas, a cultura normal”, explica António Sabino, acrescentando: “É bom para me entreter e para me manter bem fisicamente. Sou diabético e um conselho é a actividade. Em vez de andar no bairro vou para a terra arrancar couves e semear favas e batatas”.
Cerca de 80 pessoas candidataram-se às hortas urbanas. Foram sorteadas 41 equipadas com passeio público, caminhos internos de circulação e mobiliário urbano, num investimento de 150 mil euros. Estas 41 hortas juntam-se às 203 já existentes na Póvoa de Santa Iria e às nove em Alverca. Está previsto a freguesia de Alverca do Ribatejo receber, na Quinta do Moinho de Ferro, mais 30 hortas urbanas. O acordo de utilização destes espaços, com os horticultores, tem a duração de um ano podendo ser renovado.

Câmara de VFX distribui 41 novas hortas urbanas em Vialonga

Mais Notícias

    A carregar...