Retrospectiva 2016 | 02-03-2017 09:21

Os principais acontecimentos do ano: ECONOMIA

Janeiro

Unicer antecipa fecho de fábrica de refrigerantes de Santarém
A Unicer anunciou a 8 de Janeiro a decisão de antecipar o encerramento da fábrica de refrigerantes de Santarém para o final do mês, três meses mais cedo do que a data que estava inicialmente prevista.

Março

Mação reconhecido como bom exemplo na gestão florestal
O primeiro-ministro António Costa sublinhou em Mação, durante as cerimónias de comemoração do Dia Internacional da Floresta, a importância do ordenamento florestal para minimizar riscos de incêndio e destacou Mação como sendo um bom exemplo do trabalho desenvolvido no âmbito florestal.

Abril

Guia de restaurantes certificados da Lezíria Ribatejana
Foi dado o primeiro passo para a criação do Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria Ribatejana. O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, Ceia da Silva, reuniu a 19 de Abril, na Casa do Brasil, em Santarém, com autarcas da sub-região da Lezíria do Tejo e empresários do sector para dar a conhecer esse projecto. A adesão dos restaurantes é voluntária e gratuita mas há regras que têm que ser cumpridas. A disponibilização de produtos da região é uma dessas exigências.

Junho

Roques Vale do Tejo quer continuar a crescer e tem projectos para concretizar
Durante a apresentação do novo Talisman, um topo de gama da Renault, o administrador da Roques Vale do Tejo, Frederico Roque, lembrou que a empresa continuou a investir durante o pior período da crise económica e anunciou que essa filosofia de crescimento é para manter. A Roques Vale do Tejo foi fundada a 2 de Janeiro de 1971. É o concessionário Renault mais antigo da Península Ibérica e é também o concessionário Dacia e Isuzu. Esté presente em Santarém, Vila Franca de Xira, Torres Novas e Rio Maior.

Julho

Águas de Santarém anuncia investimentos no valor de 57 milhões de Euros

A reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santarém, que deve ocorrer até 2020, é uma das intervenções mais relevantes do plano de investimento da empresa municipal Águas de Santarém até 2046 e tem um custo de cinco milhões de euros. A obra deve estar concluída até 2020 e o valor está incluído num pacote de 26,8 milhões de euros destinados à rede de saneamento básico do concelho, aos quais se juntam mais 30,2 milhões de euros para o plano de investimentos no sistema de abastecimento de água.

Mais uma incineradora de resíduos hospitalares no Eco-Parque do Relvão
Depois de muitas burocracias e bastantes atrasos devido a questões relacionadas com o licenciamento entrou em funcionamento o Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Hospitalares e Industriais (CIVTRHI), no Eco-Parque do Relvão, na freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca. Apesar das facilidades concedidas pela Câmara da Chamusca para a instalação de sistemas de tratamento de resíduos no seu território o Governo não incluiu as acessibilidades ao Eco-Parque nos investimentos prioritários para 2017.

Agosto

Pedidos para plantação de nova vinha na região aquém das expectativas
A região vitivinícola do Tejo, que abrange o distrito de Santarém, foi das menos dinâmicas em termos de pedidos de área para a plantação de nova vinha. Ao todo, na zona dos vinhos do Tejo, foram pedidos cerca de 130 hectares para plantar nova vinha mas podia ter sido solicitada mais área pois não houve restrições à plantação por parte da região vitivinícola como aconteceu no Alentejo, no Douro e na Madeira.

Setembro

Prémios Europeus de Promoção Empresarial para a Nersant
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém foi distinguida pelo IAPMEI pelas suas intervenções nas áreas do empreendedorismo e apoio à internacionalização. Os resultados do concurso nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016 foram divulgados numa cerimónia que decorreu no Museu do Oriente, em Lisboa, presidida pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. De entre os mais de 50 projectos a concurso, o júri, constituído por especialistas e reconhecidas personalidades do mundo empresarial português, distinguiu o trabalho que tem vindo a ser realizado pela Nersant nas categorias de “Investimento nas Competências Empreendedoras”, através do Sítio do Empreendedor, e na área de “Apoio à internacionalização das empresas”, com o projecto ExportRibatejo.

Agromais reforça investimento na zona do Alqueva
Com a participação da Agromais a empresa Plus Alqueva inaugurou as suas novas instalações de comercialização de factores de produção para a agricultura em Ervidel. A inauguração ocorreu na sexta-feira, 23 de Setembro de 2016, tendo estado presentes mais de 150 agricultores e parceiros. Na região do Alqueva a Agromais e as suas participadas realizaram entre 2013 e 2016 um conjunto de investimentos, que ascendem a cerca de 10 milhões de euros.

ADIRN completou vinte e cinco anos de existência
A ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte - tem trabalhado em prol do desenvolvimento do território que abrange, apoiando projectos em áreas como restauração, alojamento e espaço rural, património rural, serviço social, centros de dia e centros de recuperação, jardins-de-infância e outras actividades económicas. Promove também produtos locais e animação turística com a realização de festas e eventos como a Festa Templária em Tomar.

Politécnico de Tomar celebra protocolo com Governo do Congo

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Ministério do Ensino Técnico e Profissional, da Formação Qualificante e do Emprego da República do Congo assinaram um protocolo de cooperação que vai abrir as portas do IPT a 45 jovens estudantes congoleses. O acordo visa “dar resposta às necessidades de formação, ao aprofundamento de conhecimentos e à melhoria de competências tecnológicas e profissionais dos estudantes daquele país africano.

Outubro

Dinâmica da Nersant elogiada durante Encontro Internacional de Negócios
O ministro adjunto, Eduardo Cabrita, que representou o Governo no Nersant Business - encontro internacional de negócios que decorreu de 24 a 26 de Outubro em Tomar fez vários elogios à Associação Empresarial da Região do Ribatejo que conseguiu reunir no encontro centenas de empresários de vinte e seis países. “A Nersant tem uma dinâmica empresarial impressionante que desenvolve e projecta a região do Ribatejo, o que é muito bom para o país e soube, em tempos de crise, reforçar a sua actividade associativa”. Durante os três dias d a iniciativa realizaram-se cerca de um milhar de reuniões de negócios.


Novembro

Antiga aluna da Escola Profissional de Coruche na Web Summit

Josélia Godinho, antiga aluna da Escola Profissional de Coruche (EPC), esteve presente na Web Summit de Lisboa graças ao um projecto inovador de empreendedorismo. Josélia Godinho e o seu sócio, Carlos Travessa, foram os pais da CaipiJoca’s, uma empresa que comercializa bebidas espirituosas de forma inovadora utilizando veículos transformados.

CTR de Samora Correia eleita Empresa do Ano pela NERSANT e O MIRANTE
A CTR, empresa especialista no desenvolvimento e fabricação de soluções inovadoras de higiene e cuidado do lar, foi eleita pela Nersant e por O MIRANTE como Empresa do Ano nos galardões Empresa do Ano. Ter uma equipa competente, motivada, empenhada e à altura dos desafios lançados pelos clientes é o segredo do sucesso da CTR, situada em Samora Correia, concelho de Benavente. A empresa foi fundada em 1991 por Pedro Queiroz Vieira que já tinha experiência na indústria de componentes electrónicos.

DEZEMBRO

Sagres reafirma a sua ligação a Portugal através da nova imagem

A Cerveja Sagres apresentou em Dezembro uma nova imagem que reforça o escudo como o elemento central da marca. Foi a primeira mudança na imagem da marca desde 2012. A alteração mais visível está no rótulo em papel das garrafas, que passa a assumir o formato de escudo, abandonando o formato oval que perdurava desde 1989. O próprio escudo, presente no logótipo da marca, mas também no rótulo e na gargantilha das garrafas, foi retocado, surgindo com uma pequena alteração no seu formato e com uma maior presença da cor verde, aproximando-se mais das cores da bandeira nacional. Para além disso, o logótipo da marca passa a incluir a expressão “Desde 1940”, o ano de lançamento da marca.

Recorde de exportações de cortiça é boa notícia para Coruche

A cortiça atingiu em 2016 o recorde de exportações com 950 milhões de euros e em 2017 estima-se que chegue aos mil milhões de euros. A informação é da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR). Uma boa notícia para o concelho de Coruche onde se localiza grande parte do montado de sobro do país e está implantado o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.

Reforço dos incentivos para a instalação de empresas em Abrantes

A isenção da Derrama para quem quiser investir em Abrantes, em micro negócios, com volume de negócios não superior a €150.000. Foi um dos programas de incentivo ao investimento lançados em 2016 pela câmara municipal. Paralelamente mantém-se o programa “Mais comércio no centro” que apoia a implementação de novos projectos comerciais, apoiando os investidores em 50% do valor da renda até ao limite de €250/mês e pelo período máximo de 12 meses. Outro incentivo que se prolonga para 2017 é o do incentivo à compra e instalação de lotes ou parcelas no parque industrial de Abrantes (em Alferrarede, junto ao nó da A23) e nas zonas industriais localizadas no Pego (junto à Central) e no Tramagal (na proximidade da Mitsubishi), através de preços reduzidos de 1,50 euros por metro quadrado para lote industrial e cinco euros no caso dos lotes destinados a comércio e serviços.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo