Feriado municipal de Santarém assinalado com homenagens

Feriado municipal de Santarém assinalado com homenagens
DEVOÇÃO. Procissão em honra de São José é um dos pontos altos do programa

Festas de São José decorrem na cidade até domingo, 19 de Março

O Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito e o Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio “Caixeiros” vão receber no dia 19 de Março, feriado municipal em Santarém, a Medalha de Ouro da Cidade pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol da cultura e do desporto. A cerimónia está marcada para as 16h00 no salão nobre dos paços do concelho.
O Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito foi fundado em 16 de Abril de 1961. É um embaixador das tradições populares do bairro ribatejano e tem contribuído para divulgar a freguesia de Almoster e o concelho de Santarém no país e no estrangeiro, para além da promoção anual de diversas actividades socioculturais, como o Festival de Folclore “Da Aldeia à Cidade”.
O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio “Caixeiros” vai receber a Medalha de Ouro da Cidade no ano em que comemora o seu centenário. O município reconhece o papel desenvolvido pela colectividade na formação dos jovens e na forte participação no desenvolvimento desportivo do concelho. Futebol, andebol, ténis de mesa e futsal são modalidades onde o clube se tem destacado.
Ainda no dia 19 de Março, a partir das 10h00, vão ser dados os nomes de José Manuel Cordeiro e de Carlos Abreu a duas avenidas da cidade, enquanto uma rua passará a ter o nome de Ex-Combatentes do Ultramar. José Manuel Cordeiro, falecido em 11 de Maio de 2014, foi empresário na área dos combustíveis. Foi também vereador na Câmara de Santarém e deputado na Assembleia da República pelo PSD. Foi provedor da Misericórdia de Santarém durante vários anos, presidente da assembleia geral dos Bombeiros Voluntários de Santarém e integrava o conselho geral da Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant.
Carlos Abreu, falecido em 23 de Janeiro de 2017, foi durante vários anos presidente da Região de Turismo do Ribatejo e fundador e presidente do Festival Nacional de Gastronomia. Militante do Partido Socialista, foi também vereador da Câmara de Santarém.
A Câmara de Santarém vai ainda promover a tradicional homenagem aos funcionários aposentados da autarquia em 2016, numa sessão marcada para as 12h00 de domingo no salão nobre dos paços do concelho.

Música e religião
As Festas de São José prosseguem até domingo com a componente de animação, gastronomia e diversão no Campo Infante da Câmara. No que toca à música, na sexta-feira actuam os Etérea com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, Virgul e Banda d’Ká. N dia 18 (sábado), a Orquestra Típica Scalabitana oferece o Concerto do 71.º Aniversário, que tem como convidada especial a soprano Hélia Castro, seguido do espectáculo com Mickael Carreira. No dia 19 (domingo), exibe-se a Tuna da UTIS - Universidade da Terceira Idade de Santarém, seguida de Tarde de Folclore com o Rancho Folclórico de Viegas, Grupo Folclórico de Danças Regionais de Santa Iria da Ribeira de Santarém e Rancho Folclórico da Romeira. Às 19h00, o Grupo de Sevilhanas Salero e Alma (Hollyspace de Santarém), actuam no Claustro da Casa do Campino.
Um dos marcos do programa é a procissão e a missa solene em honra de São José que vai reunir no sábado, dia 18, no centro histórico, as associações e grupos culturais, entidades oficiais, padres da cúria diocesana, padroeiros das paróquias do concelho e um desfile etnográfico, acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Romeiros de São José, campinos, cavaleiros e população.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo