uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Lar de idosos a caminho de terreno baldio no centro de Alverca

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira confirma negociações para aquisição do espaço que serviu durante anos como local temporário para a escola Infante Dom Pedro.

O terreno livre no centro de Alverca onde chegou a funcionar temporariamente a Escola Infante Dom Pedro pode vir a dar lugar a um novo lar de idosos da Fundação CEBI. A informação foi avançada esta semana pelo presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), que integra também a liga de fundadores daquela instituição.
O terreno está devoluto e tem uma localização privilegiada no centro daquela cidade. “Há a perspectiva de vir a ser ocupado. Tanto quanto sei o CEBI está muito interessado em adquirir aquele terreno para ali construir uma valência social e creio que as negociações com os herdeiros do terreno estão em bom ritmo”, garante o autarca a O MIRANTE.
Na última reunião pública de câmara Mesquita voltou a prestar esclarecimentos sobre o assunto garantindo que a principal utilização a ser dada ao espaço será com a construção de um novo lar de idosos, para substituir o que actualmente existe na instituição. “Há ali situações de cadastro ainda a serem resolvidos mas parece-me que até ao final do ano essa matéria ficará resolvida”, explicou o autarca.
O autarca respondia ao vereador da CDU, Nuno Libório, que quis saber que projectos existem para dinamizar aquele local e quando avançarão. O estado de abandono e inutilização em que se encontra aquele terreno tem motivado queixas de alguns moradores, especialmente quando, em alguns períodos, o mato envolvia os passeios da rua da estação. O espaço serviu durante anos como local provisório para a escola Infante Dom Pedro, que albergava cerca de 400 alunos. As instalações pertenciam ao Ministério da Educação e foram entretanto demolidas quando os alunos foram mudados para a nova escola básica nº 2 e jardim de infância nº4 (EB1 nº2 e JI nº4) em Alverca, conhecida como escola do campo da bola, que tem 16 salas e representou um investimento de 2 milhões e 400 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...