Autárquicas 2017 | 04-10-2017 10:40

PS mantém Câmara Municipal do Entroncamento

Antigo presidente do PSD apenas conseguiu um segundo vereador

O Partido Socialista manteve a presidência e a maioria absoluta na Câmara Municipal do Entroncamento (presidente Jorge Faria e três vereadores). O PSD, que recandidatou o antigo presidente, Jaime Ramos, impedido de se recandidatar há quatro anos por limite de mandatos, apenas conseguiu ganhar um segundo vereador. O Bloco de Esquerda mantém um vereador, Henrique Leal, e a CDU deixa de ter representação no executivo municipal, sendo ultrapassada em percentagem de votação pelo CDS-PP.
Com a segunda derrota consecutiva do PSD no Entroncamento, desta vez tendo como cabeças-de-lista quem geriu a câmara nos doze anos anteriores a 2013, extingue-se também um dos “dinossauros” do poder local do distrito de Santarém. Outro tinha sido resgatado pelo BE em Salvaterra de Magos para tentar recuperar a única presidência de câmara que o BE alguma vez teve mas Ana Cristina Ribeiro também ficou muito longe do objectivo. Só escapou o socialista Veiga Maltez, na Golegã.
A CDU que há quatro anos tinha voltado a ter um vereador no executivo, David Ribeiro, não recandidatou o autarca, optando por apresentar Telma Jorge que tinha falhado o objectivo de ser eleita nas duas autárquicas anteriores a 2013. Como não há duas sem três, voltou a falhar e foi mesmo ultrapassada pelo CDS-PP de Pedro Gonçalves, passando a coligação a ser a quinta força política no concelho, algo completamente inédito.
O PS reelegeu os presidentes de junta nas freguesias de S. João Baptista e Nossa Senhora de Fátima, tendo conseguido nesta última uma maioria absoluta, situação que não se registara há quatro anos. Com a integração dos dois autarcas, por inerência de funções, na assembleia municipal, o PS passa a ter maioria naquele órgão, o que permite que na eleição da mesa daquele órgão possa, para além do presidente, Luís Filipe Antunes, colocar dois elementos seus como secretários.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo