uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Startup Santarém já não chega para as encomendas

Startup Santarém já não chega para as encomendas

Centro de inovação empresarial da cidade conta com 43 empresas instaladas e tem de ser ampliado, pois encontra-se lotado. Um espaço semelhante vai ser criado em Alcanede.

Um ano após ter sido inaugurada, a Startup Santarém confronta-se com a necessidade de duplicar o espaço para acolhimento de empresas em início de actividade. A revelação foi dada pela presidente da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, Maria Salomé Rafael, que anunciou que as instalações, no antigo quartel da Cavalaria, em Santarém, estão no máximo da capacidade.
“A Startup de Santarém é um exemplo do trabalho desenvolvido e da nossa aposta na inovação. O espaço está completamente lotado, com 43 empresas a trabalhar. Vamos ter de ampliar e duplicar o espaço”. Salomé Rafael referiu ainda que brevemente será criada a Startup de Alcanede, dando mais um impulso à região.
A presidente da Nersant falava no encerramento do II Fórum de Inovação e Empreendedorismo que decorreu nos dias 29 e 30 de Novembro, em Santarém. No Convento de São Francisco, a dirigente sublinhou que o estímulo do empreendedorismo é uma marca da associação empresarial do Ribatejo: “Congratulamo-nos com a importância dada ao empreendedorismo, recordo que a Nersant foi pioneira nesta área onde iniciou o trabalho há 19 anos”.
Uma tradição suportada em números, já que nos últimos quatro anos foram apoiados 1934 empreendedores. “A Nersant apoiou directamente a criação de 439 empresas e, só neste ano, já apoiou a criação de 83 empresas. Estes números traduzem-se num investimento de 8,7 milhões de euros e na criação de 693 novos postos de trabalho”, referiu Salomé Rafael.
Esses resultados foram também sublinhados pela secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que defende que “o ecossistema empreendedor pode ajudar todas as empresas na transição para a indústria 4.0. Este papel é fundamental”. A governante reconheceu ainda o empenho da Nersant e o “ecossistema empreendedor que aqui se vive e a Nersant está de parabéns”.
A governante reconheceu também que um dos pontos fulcrais é o acesso ao financiamento, “por isso mesmo o Governo, entre financiamento público e privado, vai disponibilizar 280 milhões de euros para apoiar o empreendedorismo e alavancar as startups”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, afirmou que os autarcas da região têm o trabalho facilitado pelo trabalho desenvolvido pela Nersant. “Esta associação empresarial tem um grande dinamismo, o que tem contribuído muito para o desenvolvimento da região”, disse. O autarca cedeu depois a palavra a Sara Silva, uma jovem do 12.º ano que entrou no programa “Autarca por um dia” dinamizado pela autarquia. A jovem aplaudiu o trabalho da Nersant nas escolas onde os jovens podem desenvolver uma ideia, desde a concepção até à busca de financiamento.

Presidente da Câmara de Santarém apela à requalificação da EN361

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), aproveitou a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, no encerramento do II Fórum de Inovação e Empreendedorismo, que decorreu nos dias 29 e 30 de Novembro, em Santarém, para apelar ao Governo que intervenha no troço da Estrada Nacional (EN) 361 que liga Santarém a Alcanede, vila com grande dinâmica económica e onde será brevemente criado um centro de incubação de empresas.
Segundo Ricardo Gonçalves, Alcanede “tem um grande valor atractivo, com grandes empresas já lá instaladas, mas a estrada não está em condições”. São empresas, referiu, que representam um volume de negócios de mais de 600 milhões de euros anuais e que exportam mais de 50 por cento. “Temos a certeza que fazendo essa requalificação a mesma funcionará como um acelerador daquelas empresas e de muitas outras”, afirmou.

Startup Santarém já não chega para as encomendas

Mais Notícias

    A carregar...