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Estacionamento no Cartaxo vai ser pago

Documento foi aprovado por maioria em assembleia municipal. Câmara vai gerir estacionamento tarifado à superfície e também o parque subterrâneo.

Foi aprovado em assembleia municipal o Regulamento de Estacionamento Tarifado na cidade do Cartaxo. O documento foi aprovado por maioria, com duas abstenções do PS (Délio Pereira e João Nunes) e uma do eleito João Oliveira (Nós Cidadãos/PSD), um voto contra do eleito Pedro Mesquita Lopes (Nós Cidadãos/PSD) e 23 votos a favor (14 do PS; quatro do Nós Cidadãos/PSD; três da CDU; um do BE; e um do Movimento Independente Pluralista).
A Câmara do Cartaxo vai ser a responsável pela gestão do estacionamento tarifado à superfície e também do parque de estacionamento subterrâneo junto ao edifício dos paços do concelho. Além disso, face ao que já esteve previsto, vão ser menos ruas abrangidas pelo estacionamento pago e o número de lugares tarifados também será bastante menor.
“Propomos menos de uma centena de lugares tarifados à superfície, um número reduzido de ruas abrangidas e os valores a cobrar estão abaixo da média nos concelhos vizinhos. Defendemos que a gestão se mantenha pública para que as decisões, quer quanto às áreas tarifadas quer quanto ao tarifário a aplicar, continuem a ser da autarquia e os cidadãos possam pronunciar-se sobre elas”, referiu o presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), em sessão camarária quando a proposta foi discutida.
A promoção da rotatividade de estacionamento junto ao comércio e aos serviços foi considerada essencial na elaboração do documento. “É fundamental que os comerciantes e as empresas prestadoras de serviços, com os seus estabelecimentos no centro da cidade, tenham lugares livres e próximos para que os seus clientes possam estacionar”, o que implica “a introdução de medidas de racionalidade na utilização dos lugares disponíveis”, refere o presidente da câmara.

Moradores não pagam na sua rua
Os residentes nas áreas de estacionamento limitado e tarifado vão poder estacionar sem qualquer limite de tempo e em qualquer lugar livre. Além disso, vão ser disponibilizados dísticos para identificação das viaturas de residentes a pedido destes. Pedro Ribeiro garantiu que o actual projecto de regulamento é “muito diferente” da proposta que existia no mandato anterior em “três pontos essenciais”. Com o projecto proposto em 2011 seriam tarifadas 14 áreas, quase todas as ruas centrais do Cartaxo, com cerca de 620 lugares de estacionamento a serem pagos pelos utilizadores e o estacionamento seria entregue a privados.

As ruas abrangidas
O estacionamento de superfície será limitado e tarifado na Rua Batalhoz até ao cruzamento com a Rua de Rio Maior, na Rua Luís de Camões, até ao cruzamento com a Rua Manuel Gomes da Silva, na Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício da câmara municipal e na Rua Serpa Pinto até ao cruzamento com a Travessa da Amendoeira. A permanência nos lugares assinalados será tarifada das 8h00 às 19h00, durante todos os dias do ano, com excepção de sábados a partir das 13h00, domingos e feriados. A permanência máxima durante o período tarifado será de quatro horas.

Parque subterrâneo com subscrição de avenças
Em relação ao estacionamento no parque subterrâneo, composto por dois pisos que dispõem de 188 lugares de estacionamento – 93 no primeiro piso e 95 lugares no piso inferior –, foi prevista a possibilidade de subscrição de avenças com valores pagos mensalmente, para utilização em período diurno, nocturno ou durante 24 horas. O parque estará aberto 24 horas em todos os dias do ano.

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