uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Bicicletas partilhadas em Coruche a partir de 17 de Março

Edição de 15.03.2018 | Economia

O sistema de bicicletas partilhadas de Coruche, denominado “As Campinas”, vai ser inaugurado no dia 17 de Março, durante a Semana Verde. Para já, depois de uma fase de instalação, montagem e de abertura do regulamento a sugestões dos interessados, encontra-se numa fase experimental. A informação foi dada pelo presidente do município, Francisco Oliveira, durante a última sessão da assembleia municipal. No total, serão 17 bicicletas eléctricas e 10 convencionais que vão estar à disposição dos cidadãos.
Segundo o autarca, Coruche é das primeiras localidade a lançar o sistema de bicicletas partihadas. “Eu diria que avançámos ao mesmo tempo que Lisboa, já que lá o sistema foi inaugurado há um mês”, adianta. Neste momento, explica, o sistema está numa fase de testes para detectar eventuais problemas, já que as todas as bicicletas estão incorporadas com um aparelho GPS.
Nos primeiros seis meses em que a medida estiver em funcionamento, toda a população poderá utilizar os veículos gratuitamente durante duas horas, no máximo. A partir daí, haverá um tarifário consoante o tempo de utilização: até 30 minutos será gratuito; de 30 minutos a uma hora custará um euro; de uma a duas horas custará 1,50 euros; e três ou mais horas custará a partir de três euros.
Os pontos onde vão estar estacionadas as bicicletas são os seguintes: Central de Camionagem, Posto de Turismo, Câmara Municipal e Piscinas Municipais. Nestes pontos estará disponível toda a informação referente ao uso das bicicletas. “Qualquer pessoa pode utilizar. Basta deslocar-se a um destes pontos e apresentar um documento de identificação. Nessa altura será dado um cartão magnético que permitirá o uso das ‘campinas’ e um folheto com as normas de utilização”, explica Francisco Oliveira.
As bicicletas, que foram adquiridas no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), abrangem as zonas de Santo Antonino, Vale Mansos, Paúl e Bairro da Areia.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...