uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos da Escola Secundária Artur Gonçalves aprendem a ser empresários
Projecto Empreescola tem como destinatários os estudantes do ensino secundário

Alunos da Escola Secundária Artur Gonçalves aprendem a ser empresários

Associação empresarial NERSANT continua a dinamizar projecto EmpreEscola

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém continua a dinamizar o projecto EmpreEscola - Empreender no Ensino Secundário na região e os seus técnicos estiveram na Escola Secundária Artur Gonçalves, em Torres Novas, para orientar os alunos a ultimar os seus projectos de empreendedorismo.
A turma de 11º ano apresentou quatro propostas de negócio, todas utilizando a tecnologia ao serviço da distribuição, dos cuidados de saúde, da restauração e da protecção ambiental. Neste patamar do projecto, as apresentações foram o ponto de interesse desta sessão de orientação onde os alunos tiveram apoio na sua construção, estrutura, conteúdo e puderam fazer o primeiro treino para a apresentação final. A identidade visual das empresas ou produtos criados também foi foco de interesse nesta fase.
A professora que orienta estas equipas, Sílvia Filipe, valoriza este projecto e enaltece as suas mais-valias. Embora tenham existido contratempos - “os alunos não estão habituados a esta linguagem nem a pensar nestes temas”, revelou - a professora garantiu que “deveria haver a disciplina de Empreendedorismo” que apoiasse os alunos com estas matérias, tão importantes nos dias de hoje. A docente reconhece ainda o esforço dos seus alunos. “É interessante ver a evolução do pensamento e da perspectiva de negócio, de produzirem algo que dê dinheiro”, disse.
Após esta fase, as equipas serão presentes a um júri que procederá à avaliação dos Planos de Negócio trabalhados no âmbito do projecto, em data confirmar.
O projecto EmpreEscola - Empreender no Ensino Secundário, tem como destinatários os estudantes do ensino secundário geral e profissional, público ou privado, pertencentes a escolas da região do Ribatejo. O objectivo da NERSANT é o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, do trabalho em equipa e do espírito empreendedor nos estudantes do ensino secundário, facilitando-lhes o acesso a um conjunto de competências que serão fundamentais à sua futura vida profissional.
Pretende-se, principalmente, sensibilizar os participantes para a importância do empreendedorismo para que os mesmos possam ver na prática as suas ideias a ganharem vida, desenvolvendo-as numa abordagem empresarial.
Para além do EmpreEscola, a NERSANT dispõe ainda de dois projetos com a mesma génese, para os alunos do Ensino Básico (EmpCriança) e para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos (Empreender Jovem). Para mais informações sobre os projectos, as escolas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação empresarial através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Alunos da Escola Secundária Artur Gonçalves aprendem a ser empresários

Mais Notícias

    A carregar...