uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Coruche com novo meio de transporte para quem tem pedalada
O presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, experimentou as novas bicicletas

Coruche com novo meio de transporte para quem tem pedalada

Sistema de bicicletas partilhadas já se encontra a funcionar na vila

São verdes e estão prontinhas para percorrer as ruas de Coruche, assim haja quem dê ao pedal. As “Campinas”, nome do novo sistema de bicicletas partilhadas da vila, começaram a rodar no sábado, 17 de Março, e estão indicadas para todos. No total, são 17 bicicletas eléctricas e 10 convencionais que estão à disposição em quatro estações espalhadas pela vila: na Central de Camionagem, no Posto de Turismo, na Câmara Municipal e nas Piscinas Municipais. O sistema estará disponível para os utilizadores durante os sete dias da semana entre as 6h00 e as 22h00.
Para ter acesso às Campinas basta efectuar o registo via online através do endereço campinas.bike.cm-coruche.pt ou descarregando a aplicação gratuita Campinas, em Google play ou App Store ou pessoalmente no Balcão Único (Paços do Concelho), Posto de Turismo ou Piscinas Municipais. Depois é só chegar perto de uma estação, escolher a bicicleta e desbloquear com o cartão magnético ou aplicação móvel.
Segundo o presidente do município, Francisco Oliveira (PS), Coruche, a nível de mobilidade, está a caminhar praticamente ao mesmo ritmo das grandes cidades já que Lisboa só inaugurou há cerca de mês e meio o seu sistema partilhado de bicicletas. “Posso até dizer que o nosso sistema é o melhor do país, pois todas as bicicletas estão bastante avançadas tecnicamente, contando com um aparelho GPS”, afirma o autarca. Além disso, conta, as bicicletas são muito robustas e dificilmente serão vandalizadas.
Para já, até ao final do ano, todos podem usufruir do serviço gratuitamente durante um máximo de duas horas. A partir daí, haverá um tarifário consoante o tempo de utilização: até 30 minutos será gratuito; de 30 minutos a uma hora custará um euro; de uma a duas horas custará 1,50 euros; e três ou mais horas custará a partir de três euros.
O sistema de bicicletas partilhadas, implementado no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Coruche, representa um investimento de 174.118 euros com uma comparticipação FEDER de 148.000 euros.

Coruche com novo meio de transporte para quem tem pedalada

Mais Notícias

    A carregar...