uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Junta de Vila Franca de Xira remove árvores perigosas do Bom Retiro

Árvores estão para abater desde Fevereiro do ano passado

Ao longo das próximas semanas a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira vai proceder ao abate de 16 árvores localizadas no interior e nas imediações da Escola Dr. Sousa Martins, na zona do Bom Retiro. São árvores que estão em más condições fitossanitárias e colocam em risco a segurança de pessoas e bens que se aproximem delas, segundo um parecer técnico da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira de 10 de Fevereiro de 2017.
O parecer alerta para o “elevado risco” destas árvores caírem sob as pessoas e o executivo da junta de freguesia, liderado pelo socialista João Santos, defende que o abate que agora se realiza “já deveria ter sido realizado pelo anterior executivo” da CDU, pois desde Fevereiro de 2017 que recebeu a solicitação do abate das árvores por parte da câmara municipal mas não actuou. A intervenção de abate deverá prolongar-se por várias semanas.
Nas últimas reuniões públicas de câmara o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), já havia dito que bastantes árvores que estão dentro ou próximo de recintos escolares do concelho são inadequadas e representam riscos para a saúde pública. Na maioria dos casos as árvores abatidas – predominantemente choupos - serão substituídas por árvores de outras espécies, que não causem alergias com a libertação de sementes nem causem danos com as suas raízes nas insfraestuturas de água e saneamento básico existentes no subsolo.

Mais Notícias

    A carregar...