uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta de condições do Campo da Hortinha coloca em risco futebol em Alhandra
Mudança para um novo terreno está planeado desde o ano 2000 mas ainda não se concretizou

Falta de condições do Campo da Hortinha coloca em risco futebol em Alhandra

Alhandra Sporting Club alerta que está em causa a continuidade dos escalões de formação caso não haja uma intervenção no degradado recinto desportivo.

O Alhandra Sporting Club corre o risco de fechar a secção de futebol na próxima temporada. Depois de ter terminado com o futebol sénior em 2005, restam apenas três escalões de formação no clube. O aviso foi dado por Rui Macieira, presidente do clube, que aponta a falta de condições para a prática da modalidade no Campo da Hortinha como a principal causa.
“O Campo da Hortinha”, como é denominado o estádio do Alhandra Sporting Club pelos alhandrenses, ainda é em terra batida, o que começa a afastar muitos jovens. “Temos condições semelhantes a todos os clubes vizinhos, mas os pais chegam aqui e vêem aquele campo e levam os filhos para outro lado”, desabafa Rui Macieira, presidente do clube, a O MIRANTE.
A proximidade com a Cimpor, que deixa os atletas expostos à poluição ambiental e sonora, e a localização dentro de um bairro que dificulta o acesso ao campo, a falta de estacionamento e a inexistência de saídas de emergência são outros dos factores que tornam insustentável manter a secção de futebol no sítio onde tudo começou há 97 anos, em 1921.
A mudança para um novo terreno, com melhores condições é algo que está planeado desde o início deste século, quando em 2000 o clube celebrou um acordo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, então liderada por Maria da Luz Rosinha, que se comprometeu a construir os novos campos de futebol perto das instalações da antiga fábrica da Cimianto. Contudo, desde então que as coisas se mantêm num impasse. “Desde que se fez aquele acordo a câmara não hesitou em comprar ambulâncias para os bombeiros, autocarros para as colectividades, mas de nós parece que se esqueceu”, queixa-se.
Município disponível para arranjar soluções
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), garante que a autarquia cumpriu o acordo estabelecido com o clube, adquirindo um terreno junto à Piscina Baptista Pereira e à Cimianto por 150 mil euros, colocando à disposição mais 350 mil euros para ajudar na construção do campo de futebol. Ainda assim, deixa a ressalva de que os problemas relacionados com o terreno são da inteira responsabilidade do clube.
Por último, Alberto Mesquita refere que por diversas vezes apresentou alternativas ao Alhandra Sporting Club, como a aplicação de um relvado sintético no campo da Hortinha, algo que foi sempre recusado pela formação alhandrense. O autarca diz que o município mantém-se disponível para encontrar uma solução com o clube.

Jovens preferem ir para outros clubes
Ano após ano são cada vez menos os jovens que optam por jogar no Alhandra SC, preferindo outros clubes do concelho que apresentam campos relvados. Este ano, apenas conseguiram formar equipas nos escalões de iniciados, juvenis e juniores, sendo que a formação de juniores conseguiu reunir uma equipa cerca de uma semana antes do início oficial da competição. O próprio clube deixou de organizar os torneios de formação que contavam com a presença de equipas do Benfica, Belenenses e Sporting, por vergonha do estado degradado em que se encontra o campo. “Uma vez vi um miúdo do Belenenses a perguntar ao treinador onde é que iam jogar, estupefacto por não haver relva”, exemplifica.
Rui Macieira pede apenas ao município que ajude naquilo a que chama de “uma solução de emergência” que passa pela colocação de relvados sintéticos, à semelhança do que foi feito pelo Vilafranquense, de modo a voltar a atrair o interesse dos jovens alhandrenses e manter viva a secção de futebol do Alhandra SC. “Trata-se de uma questão de sobrevivência e a continuar assim não sei se vamos ter futebol na próxima época”, conclui.

Falta de condições do Campo da Hortinha coloca em risco futebol em Alhandra

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido