uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Coruche lança marca “Montado de Sobro e Cortiça” na FICOR
marca “Montado de Sobro e Cortiça” vai ser apresentado na FICOR

Coruche lança marca “Montado de Sobro e Cortiça” na FICOR

Feira Internacional da Cortiça de Coruche decorre entre 24 e 27 de Maio

O lançamento da marca “Montado de Sobro e Cortiça” será a novidade da décima edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça de Coruche que vai decorrer entre 24 e 27 de Maio em Coruche. A apresentação está marcada para sexta-feira, 25 de Maio, pelas 17h00, no Centro de Exposições da vila. O projecto junta 46 entidades das regiões do Ribatejo e do Alentejo, ao abrigo do programa comunitário Alentejo 2020 e está inserido nas Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC PROVERE), do qual Coruche é líder. O objectivo é valorizar este recurso endógeno e fortalecer as parcerias existentes com os vários agentes da fileira.
“Ninguém é feliz sozinho”, referiu o presidente do município, Francisco Oliveira (PS), durante a apresentação da FICOR, explicando que o PROVERE, enquanto estratégia de planeamento que envolve vários parceiros, é o “caminho para a internacionalização da cortiça enquanto produto diferenciador”, bem como “para a defesa da importância do território do montado”.

Ministro na inauguração
O humorista Nílton, Tiago Nacarato, a fadista Cuca Roseta, desfile de moda, prova de atletismo e festa brava são as propostas de animação desta edição da FICOR. O certame arranca quinta-feira, 24 de Maio, pelas 18h00, no Centro de Exposições de Coruche e contará com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Segue-se uma visita à Plataforma de Transacção da Cortiça, a entrega do prémio “Melhor Cortiça 2017” e inaugurações da exposição “Cork – News Uses in Architecture” e do espaço “Wine and Cork”.
Antes, durante a manhã, há uma visita pela indústria e ao montado da Herdade dos Concelhos, na Erra. À tarde, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, decorre a inauguração da exposição “iCork – News Uses in Architecture 2.0” (14h30) e uma conferência sobre fertilidade, pragas, gestão do montado mercados (15h00).
A feira estará novamente dividida entre o Centro de Exposições de Coruche, no Parque do Sorraia, que irá acolher todos os expositores parceiros do evento e a animação, e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, na Zona Industrial, onde se realizam os workshops, conferências e debates. Destaque para dia 26, onde o director executivo da “Cork Forest Conservation Alliance”, Patrick Spencer, estará presente no colóquio “Montado de Sobro - Património Natural e Cultural, um recurso turístico de excelência”.
Desta vez no rés-do-chão, para estar mais acessível aos visitantes, o espaço “Wine and Cork” regressa novamente ao certame e conta com mais de uma dezena de produtores, provas de vinhos e conversas sobre a temática. Destaque ainda para os três restaurantes presentes no certame e as sessões de showcooking na Praça da Restauração e para o espaço “Sabores do Montado”, junto à praça de toiros da vila, onde estarão em prova e exposição dezenas de produtos locais e regionais.

Humor, música, desporto, moda e festa brava
Para o grande público, destaque para o humorista Nílton que subirá ao palco no dia 24 depois das 22h00. Na sexta-feira, dia 25, pelas 22h00, decorre mais uma edição do desfile “Coruche Fashion Cork”, conduzido pela apresentadora Vanessa Oliveira e com as participações especiais dos ‘designers’ de moda Pedro Pedro e Mónica Gonçalves. O dia termina com a actuação, pelas 23h30, do músico Tiago Nacarato.
Sábado, dia 26, pelas 22h00, a fadista Cuca Roseta fará as honras da casa. O último dia, 27 de Maio, começa, pelas 10h00, com a 14.ª edição da Corrida das Pontes (10 quilómetros) e a 14.ª Corrida da Família (caminhada) num percurso de 3,5 quilómetros. Mais tarde, a partir das 17h00, há uma corrida de toiros com os cavaleiros Francisco Palha e Luís Rouxinol Júnior e os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Lisboa, na monumental de Coruche.

Prémios “Montado de Sobro e Cortiça” entregues na FICOR

O município de Coruche irá entregar os prémios da 1.ª edição do “Montado de Sobro e Cortiça - Concurso de Ideias e Criatividade” na Feira Internacional da Cortiça (FICOR). Um certame que decorrerá de 24 a 27 de Maio, na vila.
Cada premiado receberá um prémio monetário no valor de 625 euros. O concurso pretende contribuir para o estímulo da criatividade e do empreendedorismo e irá premiar as melhores ideias de negócio em quatro categorias: Turismo e Visitação, Floresta e Agroalimentar, Design e dos Novos Produtos da Cortiça e Moda.
Os candidatos seleccionados terão a oportunidade de apresentar a sua ideia perante um júri constituído por entidades convidadas pela EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”.

Coruche lança marca “Montado de Sobro e Cortiça” na FICOR

Mais Notícias

    A carregar...