uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Os direitos dos ciclistas 

Edição de 24.05.2018 | O MIRANTE dos Leitores

No geral concordo com as novas regras para protecção dos ciclistas nas estradas mas acho que algumas acabam por ser generosamente usufruídas pelos homens do pedal. É frequente ver grupos de ciclistas a andarem em estradas movimentadas a ocuparem praticamente toda a faixa de rodagem. Têm esse direito, é verdade, mas acabam por arriscar a pele desnecessariamente se apanharem pelo caminho algum condutor mais stressado ou apressado que arrisque nas ultrapassagens. E de pouco vale ter razão num acidente quando se fica maltratado ou, ainda pior, quando não se fica cá para contar a história.
Como em tudo na vida é uma questão de bom senso. Se eu fosse ciclista (prefiro correr) teria em conta que a chapa de um automóvel é mais rija do que os meus ossos e que anda por aí muito louco ao volante.
Por outro lado, não deixa de ser estranho que os ciclistas tenham o dom da ubiquidade no que toca aos direitos, pois pelos vistos tanto podem circular nas estradas equiparados a automobilistas como em ruas pedonais como se de peões se tratassem, como já tenho visto nalgumas cidades.
Ernesto Folgosinho

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...