uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tagusvalley em Abrantes com programa de inovação
Foto DR - Com o Innovation Seed, o Tagusvalley pretende criar, em parceria com as empresas, um produto ou equipamento piloto

Tagusvalley em Abrantes com programa de inovação

Innovation Seed visa aproximar a vertente tecnológica e cientifica às empresas

O Tagusvalley - Parque Tecnológico do Vale do Tejo lançou recentemente um programa que visa divulgar e aproximar as competências instaladas no Parque Tecnológico do Vale do Tejo ao serviço das empresas da região. O programa Innovation Seed dirige-se particularmente às empresas dedicadas especificamente ao sector agroalimentar e das empresas industriais.
Nesse sentido, o Tagusvalley vai promover durante o mês de Junho um workshop dedicado a este tema, para o qual estão convidadas a participar todas as empresas, que podem ficar a conhecer os recursos instalados no Parque Tecnológico e ao serviço das empresas da região. Com o Innovation Seed, o Tagusvalley pretende criar, em parceria com as empresas, um produto ou equipamento piloto.
O produto ou equipamento piloto visa permitir a demonstração às empresas do processo de desenvolvimento de um novo produto ou processo de conservação para o sector alimentar. No caso do sector dos processos industriais, o objectivo é demonstrar as “potencialidades que advêm dos sistemas de monitorização e controlo do processo produtivo nas indústrias”.
O Innovation Seed foi um dos projectos complementares seleccionados dentro do INOV C – ecossistema de inovação da Universidade de Coimbra, no qual o Tagusvalley pertence e é apoiado pelo programa CENTRO 2020. Segundo o Tagusvalley, o apoio tem o objectivo de “promover a transferência de tecnologia das entidades do sistema científico e tecnológico nacional para as empresas da região, que na sua grande maioria são micro e pequenas empresas e que registam índices baixos de acesso e participação em projectos de I&D investigação e desenvolvimento”.
O Tagusvalley funciona em Abrantes e é uma estrutura que foi inicialmente criada pelo município, pela Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant e pelo Instituto Politécnico de Tomar. Mais tarde juntaram-se ao projecto o Instituto Politécnico de Santarém e a empresa Tejo Energia, “com o objectivo de estimular a inovação e apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas na região”.
No âmbito do Innovation Seed, o TAGUSVALLEY propõe-se a criar em parceria com as empresas participantes um produto ou equipamento piloto que possa permitir demonstrar às empresas o processo de desenvolvimento de um novo produto ou processo de conservação para o sector alimentar e, no âmbito do sector dos processos industriais, poder demonstrar as potencialidades que advêm dos sistemas de monitorização e controlo do processo produtivo nas industrias.
Durante o mês de junho, a TAGUSVALLEY organizará novo workshop dedicado a este tema e que desde já convida todas as empresas a participar e conhecer os recursos instalados no Parque Tecnológico e ao serviço das empresas da região.

Tagusvalley em Abrantes com programa de inovação

Mais Notícias

    A carregar...