Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado

Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado

Leais & Oliveira, de Moreiras Grandes, Torres Novas, recebeu o galardão PME do Ano 2017. Foi fundada em 1986. Empresa produz diverso mobiliário urbano nomeadamente bancos, mesas e pérgulas, em betão a imitar madeira.

A empresa Leais & Oliveira foi fundada por Albertino e António Leal, irmãos, e Adriano Oliveira, em 1986, após o regresso ao país depois de um período em que estiveram emigrados em França.
Inicialmente a Leais & Oliveira, sediada em Moreiras Grandes, no concelho de Torres Novas, produziu materiais para o sector da construção civil, nomeadamente vigas de bordadura e blocos de cimento. Mais tarde fez trabalhos no sector das obras públicas e esteve ligada à construção de auto-estradas.
Actualmente a Leais & Oliveira está a atravessar uma nova fase com o desenvolvimento de uma gama de mobiliário urbano composta por bancos, mesas e pérgulas, em betão a imitar madeira. A empresa produz também a parte de betão das ilhas ecológicas.
Embora trabalhe sobretudo para o mercado nacional a empresa tem alguns clientes que actuam como revendedores dos seus produtos noutros países. França é o país onde o que fabricam tem maior aceitação e começam a ser notórios os resultados obtidos no Dubai. Há cerca de três anos foi contratado um comercial que tem ajudado a empresa a angariar clientes e a abrir portas em alguns mercados.
A customização, a adaptação ao mercado e a antecipação de necessidades são a chave do negócio que já dura há mais de 30 anos. Conseguir mudar é um dos maiores desafios que se coloca à Leais & Oliveira. “Mudar hábitos de trabalho, mudar maquinaria ou mudar de instalações são sempre situações difíceis de gerir”, afirma Sandra Leal, 45 anos, sócia-gerente, e filha de um dos fundadores, António Leal.
Actualmente com 29 funcionários e com uma facturação anual a rondar um milhão e 300 mil euros, a Leais & Oliveira prevê continuar a evoluir positivamente e conseguir chegar, daqui a um par de anos, ao dobro da facturação. No horizonte está uma mudança de instalações que deverá integrar todas as valências, armazém e fábrica, num só espaço mais amplo e preparado para instalar nova maquinaria que permita o desenvolvimento de novos produtos.
Desde 2008 que a empresa participa em feiras da especialidade, como a Expo Jardim, na Batalha. Está também a apostar na comunicação online, com o desenvolvimento de um novo site (www.elio.pt) onde pretende mostrar o seu catálogo e projectos, assim como vender pela internet produtos pré-fabricados em betão.
Sandra Leal, David Oliveira e Mário Violante são o trio à frente dos destinos da empresa apesar de não terem formação académica na área (Sandra estudou Letras, Mário, de 36 anos, tem formação na área da Higiene, Segurança e Qualidade, e David, de 41 anos, estudou Tecnologias da Informação), cresceram no meio e aprenderam com os progenitores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo