uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Fazer o Centro de Interpretação das Grutas do Almonda e deixá-lo ir por água abaixo 

Sete anos depois de inaugurado em 1997, o Centro de Interpretação das Grutas do Almonda, no Cabeço das Pias, na freguesia de Pedrógão, Torres Novas, já estava ao abandono.
O espaço que dispunha de pátios interiores, várias salas, pontos de observação e capacidade para alojar 15 pessoas começou por ser gerido pela Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia (STEA) mas com o abrandamento da actividade da mesma foi ficando abandonado e alvo de acções de vandalismo. Ainda foram feitas outras tentativas para assegurar a gestão do Centro e a sua utilização regular mas todas fracassaram. O dinheiro público ali investido rendeu pouco até porque já em 2001 o Centro era alvo de acções de vandalismo e não tinha utilização regular.
Agora, vinte e dois anos depois da inauguração com a presença da então Ministra do Ambiente, Maria Elisa, (em ano de eleições autárquicas, convém dizer) a câmara avançou com uma candidatura ao Turismo de Portugal para recuperar todo o edifício e se a coisa correr bem e vier mais dinheiro das “tetas” da União Europeia, vão ser enterrados ali, na requalificação e compra de novo mobiliário, para cima de duzentos e vinte mil euros. Se jorrar dinheiro para aquilo e tudo correr como é normal, lá para 2026 ou antes disso, teremos notícias de outra remodelação.
Jorge Manuel Heitor Gaspar

Mais Notícias

    A carregar...