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Ser funcionário numa escola é uma correria constante
Maria do Carmo gosta de receber abraços dos alunos e tem sempre uma palavra amiga para lhes dar

Ser funcionário numa escola é uma correria constante

Maria do Carmo Macedo é encarregada da equipa de funcionários do Agrupamento de Escolas de Forte da Casa. É um dos rostos mais antigos do Agrupamento de Escolas de Forte da Casa, que serve um universo de 2.400 alunos. Maria do Carmo Macedo diz que a falta de funcionários no sistema educativo é um problema crónico que não vai ficar resolvido com o reforço dos 1.067 operacionais anunciados pelo Ministério da Educação.

Ser funcionário de uma escola nunca foi tarefa fácil. Há que gerir blocos de salas de aula, fazer os primeiros socorros ao aluno que cai no recreio, limpar corredores, salas, refeitório e casas-de-banho. Ir substituir a colega da reprografia e atender o pedido do professor. “E tapar buracos, seja da colega que faltou, ou da que está de baixa. É uma correria contante”. A visão é de Maria do Carmo Macedo, funcionária há 32 anos na Escola Secundária de Forte da Casa, e encarregada dos funcionários do agrupamento há 10 anos.
“Diz-se que os funcionários da escola não trabalham, quando é precisamente o oposto. Aguentamos este trabalho por amor à camisola. Principalmente agora, que o número de funcionários caiu drasticamente. Temos de fechar serviços temporariamente, para ir acudir a outro porque não chegamos para as encomendas”, conta.
Nesse agrupamento de escolas trabalham 58 funcionários, dos quais 18 só fazem três horas e meia diárias e 10 estão de baixa prolongada. Sobram 30 a trabalhar a tempo inteiro em três escolas - EB1 Professor Romeu Gil; EB 2,3 Padre José Rota; e Secundária de Forte da Casa - com um universo de 2.400 alunos. No concurso que está a decorrer a nível do país para a entrada de novos funcionários para o quadro, estima-se que esse agrupamento fique com seis. “Não vão chegar, para colmatar todas as falhas”, diz.
Na sua perspectiva, a actualização salarial a cerca de 10 mil assistentes que recebem o salário mínimo nacional é uma medida “justa e de incentivo”. “Tenho colegas que estão há 22 anos a receber o ordenado mínimo”, desabafa, acrescentando que há 10 anos que não é aumentada.

São a autoridade e a psicologia de corredor
Apaixonada pela sua profissão, já perdeu a conta aos alunos que viu passar pelos corredores e assegura que já nem ouve o toque da campainha, de tão “entranhado que está na cabeça”. Considera que as gerações de alunos são muito diferentes e agora menos carinhosas e de trato mais difícil.
“Dantes chegavam à escola e vinham sentar-se ao pé de mim, desabafavam, estudavam, riam e choravam. Havia uma ligação mais forte entre alunos e funcionários. Agora, não é tanto assim”, diz. Fez muitas vezes o papel de autoridade para impor ordem nos corredores e recreio e de psicóloga de ocasião.
Lembra um episódio que a marcou: depois de abordar um aluno que lhe “parecia triste”, este tirou a camisola e mostrou-lhe marcas da violência que sofria em casa. “Não é fácil para nós lidar com estas situações, mas fazemos o melhor que conseguimos”, diz, defendendo que seria importante terem acesso a mais horas de formação para saber como agir nos casos com que têm de lidar diariamente.
Maria do Carmo recorda ainda, emocionada, o tempo em que os alunos a abraçavam e a chamavam pelas iniciais do nome: “MC, já toda a gente me conhecia assim. Pais de actuais alunos que aqui estudaram, ainda mantêm amizade comigo. É o melhor que levo desta profissão”.
Natural de Idanha-a-Nova, depois de concluir o curso profissional de administração e comércio ficou a trabalhar na secretaria de uma escola na Covilhã. “Sabia que o meu futuro passaria sempre por continuar a trabalhar junto dos estudantes e assim foi”, afirma. Aos 64 anos, Maria do Carmo já pensa na reforma, mas olha-a desconfiada. “Quando chegar a altura não sei se me vai agradar ficar parada em casa. Vou ter de ir para o voluntariado ou arranjar outra actividade, porque parada não me imagino”, diz.

Ser funcionário numa escola é uma correria constante

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