uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sobrinha da Irmã Lúcia sonha com um museu em Fátima para mostrar recordações
foto DR Inês Vieira abriu a "Loja da Lúcia" há cerca de dois anos

Sobrinha da Irmã Lúcia sonha com um museu em Fátima para mostrar recordações

Inês Vieira é sobrinha da Irmã Lúcia, um dos três pastorinhos que dizem ter visto Nossa Senhora em Fátima e que fizeram do santuário do concelho de Ourém um dos lugares mais visitados do mundo por peregrinos e gente de fé.

Inês Vieira, 31 anos, tem a sua loja numa das principais artérias de Fátima. A “Loja da Lúcia” é um projecto idealizado por si e pelo pai, Francisco Vieira (ver caixa), com o propósito de homenagear a tia Lúcia, um dos três pastorinhos de Fátima. O falecimento recente do pai apressou-a a agarrar no negócio também para lhe prestar homenagem.
A “Loja da Lúcia” abriu há cerca de dois anos mas Inês Vieira contacta com este tipo de mercado desde que nasceu. A avó teve uma das primeiras lojas de artigos religiosos em Fátima e muito do que sabe hoje deve-se às aprendizagens que adquiriu ao vê-la trabalhar. O facto de ser católica também ajuda muito: “A mensagem de Nossa Senhora de Fátima diz que devemos ter fé e acreditar em algo. Essa é a missão do meu trabalho e deste espaço”, explica a O MIRANTE, pelo telefone, embora o jornalista conheça bem a jovem empresária e a sua história de vida.
Na loja de Inês Vieira estão disponíveis muitas imagens de Nossa Senhora de Fátima mas também, e em bom número, da Irmã Lúcia, terços e outros artigos que fazem parte da cultura religiosa e são procurados pelos turistas. O objecto mais caro que vendeu foi uma imagem de Fátima que custou cerca de 200 euros. Depois da pandemia, quando o mundo voltar a ser um lugar menos perigoso, Inês Vieira diz que vai vender a um cliente estrangeiro uma imagem de madeira por cerca de cinco mil euros.
O estado de emergência que o país e o mundo atravessam estragou-lhe o negócio para o resto do ano. Como não vai haver peregrinações este ano e o Santuário de Fátima está sem turistas e peregrinos o negócio está em causa e as receitas caíram a pique. “Se a crise demorar muito tempo e tiver de seguir outro caminho não vou hesitar. Sonhos não me faltam”, afirma com convicção.

Francisco Vieira

Francisco Vieira: empresário e dirigente associativo

Francisco Vieira foi presidente da ACISO (Associação Empresarial de Ourém e Fátima), presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima e director executivo da Insignare – Associação de Ensino e Formação, entidade proprietária da Escola Profissional de Ourém e da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima. Foi distinguido com o Prémio Personalidade do Ano Associativismo de O MIRANTE, em 2016, e em entrevista ao nosso jornal disse que era um homem de fé sobretudo nos momentos mais difíceis. Francisco Vieira faleceu no dia 2 de Outubro de 2017, aos 60 anos, vítima de doença prolongada.

O legado da Irmã Lúcia

Inês Vieira é sobrinha da Irmã Maria Lúcia de Jesus e a devoção à tia pode ver-se na loja que tem o seu nome. O estabelecimento está repleto de artigos e imagens que homenageiam a tia Lúcia, mas a maioria são cópias de um espólio significativo de objectos que pertenceram à Irmã Lúcia e que ficaram na família. Inês Vieira explica que “a ideia inicial era fazermos uma Casa-Museu em memória da minha tia, mas não é fácil e o investimento é dispendioso. Ainda não desisti dessa ideia, podes escrever no jornal”, diz com fé no futuro do seu negócio e no nome e memória da tia Lúcia.
Na memória de Inês Vieira estão guardadas as visitas que fez ao Convento do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, depois da Irmã Maria Lúcia de Jesus ter optado por viver em clausura para responder à mensagem que Nossa Senhora lhe tinha confiado. “Eram sempre dias felizes quando a visitava. A minha tia era muito divertida, culta e com um amor incalculável dentro dela”, recorda, com saudade. Inês Vieira jura cumprir diariamente o ritual que Nossa Senhora de Fátima sugeriu quando apareceu aos três Pastorinhos e lhes disse: “rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz no mundo e o fim da guerra”.

Sobrinha da Irmã Lúcia sonha com um museu em Fátima para mostrar recordações

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido