uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PS ganha em Vila Franca de Xira mas sem maioria absoluta
Sondagem mostra que a maioria dos eleitores de Vila Franca de Xira não conhece os candidatos à sua câmara municipal

PS ganha em Vila Franca de Xira mas sem maioria absoluta

Notoriedade de Fernando Paulo Ferreira e dos restantes candidatos é reduzida.

Se as eleições autárquicas fossem agora, o PS voltava a ganhar a Câmara de Vila Franca de Xira mas sem maioria absoluta e a CDU ficaria em segundo lugar. Os dados são de um inquérito da Pitagórica para O MIRANTE. O actual presidente, Alberto Mesquita, que decidiu não se recandidatar a um terceiro mandato, deixa uma imagem muito positiva.

A grande maioria dos eleitores do concelho de Vila Franca de Xira, cerca de 74%, acredita que o PS vai ganhar as eleições para a câmara municipal. Mas se as eleições fossem agora, os socialistas não venceriam com maioria absoluta e apenas teriam 5 dos 11 lugares da vereação.

No inquérito para Avaliação, Posicionamento e Imagem daquele concelho, feito pela empresa Pitagórica para O MIRANTE, o candidato socialista, Fernando Paulo Ferreira, surge com 25,9 por cento das intenções de voto (20,91%-30,99), a menos de quatro pontos percentuais da candidata da CDU (PCP+PEV), Joana Bonita, que obtém 22,1% (17,11%-27,09%).

Olhando para os resultados após ser feita a distribuição dos indecisos, que representam 29,1% (24,11% - 34,09%), a diferença entre os dois principais candidatos aumenta ligeiramente, obtendo o candidato do PS, 36,5% e a candidata da CDU, 31,2%.

Nos lugares seguintes ficam David Pato Ferreira, que encabeça a lista Nova Geração (PSD+CDS+MPT+PPM), com 7,2% (10,2% com distribuição de indecisos); Carlos Patrão do BE com 5% (7% com distribuição dos indecisos); Barreira Soares do partido CHEGA com 4,5% (6,3% com distribuição de indecisos) e Adélia Gominho do PAN com 2,5% (3,5% após distribuição de indecisos).

Com estes resultados o PS consegue eleger 5 elementos, a CDU 4, a Nova Geração 1. O 11º lugar seria disputado ente o BE e o CHEGA, com ligeira vantagem para os Bloquistas. A margem de erro do inquérito é de 4,99%.

A um mês e meio das eleições autárquicas, marcadas para 26 de Setembro, o inquérito mostra que a notoriedade de todos os candidatos à presidência da Câmara de Vila Franca de Xira é bastante reduzida. Só 11% dos inquiridos foram capazes de dizer correctamente o nome do candidato socialista, com 82% a não responderem ou a dizerem que não sabiam. Em relação aos restantes cabeças-de-lista, a percentagem de Não sabe/Não responde é, em todos, igual ou superior a 95%.

Nota Final - Na Avaliação, Posicionamento & Imagem do concelho de Vila Franca, feita pela Pitagórica para O MIRANTE, foram incluídas questões sobre os meios de comunicação social mais lidos e vistos pelos eleitores e sobre catorze indicadores referentes à qualidade de vida cujos resultados divulgaremos em próximas edições.

Alberto Mesquita sai da câmara com avaliação muito positiva

O actual presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o socialista Alberto Mesquita, que decidiu não se recandidatar a um terceiro mandato, deixa uma boa imagem. Quando questionados sobre a sua actuação neste mandato, 76% dos eleitores avaliam positivamente o seu desempenho.

No entanto, quando questionados sobre o nome do autarca, só 42 por cento dos inquiridos foram capazes de o referir correctamente. 9% disse um nome errado e 49% não respondeu ou declarou não saber.

A avaliação do trabalho do executivo municipal não é semelhante à do presidente. Embora 72% considerem que, do primeiro para o segundo mandato o desempenho se manteve, a percentagem dos que dizem ter piorado (18%), é superior à dos que acham que melhorou (10%).

Ficha Técnica

Foram inquiridos indivíduos recenseados no concelho de Vila Franca de Xira, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos. A amostra obtida é de 402 indivíduos. Para um grau de confiança de 95,5%, a dimensão da amostra traduz-se numa margem de erro de 4,99%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2021. Recolha de informação - Estudo quantitativo com recurso a entrevistas telefónicas, através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing. Foi utilizada uma amostragem mista, estratificada por freguesia, género e idade.

Alberto Mesquita
PS ganha em Vila Franca de Xira mas sem maioria absoluta

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido