Sociedade | 18-05-2006 09:45
Ninguém segura o pequeno Nelson
Só quando fizer 14 anos é que o rapaz de 12 anos, que já confessou mais de trinta assaltos pode ser internado em regime fechado numa instituição.O rapaz de 12 anos que passa a vida a furtar carros na região não pode ser internado numa instituição de regime fechado antes dos 14 anos. Até lá pouco ou nada se pode fazer para proteger o menor e as pessoas que são alvo dos seus constantes assaltos quando este foge da instituição à qual foi entregue. Os mais recentes foram a 9 de Maio, quando a PSP o detectou em Santarém a preparar-se para assaltar a quarta viatura dessa noite. Para o juiz desembargador Aguiar Pereira, presidente da Associação Forense de Santarém, o caso de Nelson é de risco. Mas a Lei Tutelar Educativa em vigor não permite, ao contrário de outros países como Inglaterra, que quem tem menos de 14 anos fique fechado numa instituição própria para quem comete crimes (ver caixa). Segundo o juiz da associação que representa os profissionais da justiça, a única solução é tentar-se fazer um maior acompanhamento do menor natural do Entroncamento. Mas, ressalva, a instituição que detém a sua guarda, a Casa da Alameda em Lisboa, “não o pode prender à cama para evitar que fuja porque funciona em regime aberto”. O risco está nalgum acidente que possa ser provocado pelo menor quando conduz as viaturas furtadas. Se atropelar alguém a justiça responsabiliza os pais que vivem com problemas financeiros e sociais. A mãe reside numa barraca no Entroncamento. Outro perigo é para a integridade física do menor que se arrisca a ser agredido por algum lesado. Há vários meses que Nelson espalha o terror na região perante a perplexidade dos cidadãos. Já terá confessado às autoridades a autoria do furto de mais de três dezenas de carros. Mais desenvolvimentos na edição semanal.
Mais Notícias
A carregar...

O Coral Infantil e Juvenil de Ourém, da Academia de Música Banda de Ourém, assinalou o seu 45º aniversário com uma actuação que decorreu no domingo, 3 de Fevereiro, na sede da colectividade. Os jovens cantores mostraram os seus dotes vocais e no final cantaram os parabéns.
Primeiro Plano | 19-02-2019
Edição Semanal
Noticias Mais Vistas
1
Morte súbita de auxiliar educativa causa consternação
2
Uma empresa onde patrão e empregados são como uma família
3
Ferida grave em queda de terceiro andar em Santarém
4
Mulher morta na Golegã é da Chamusca
5
Funeral de mulher assassinada pelo ex-companheiro marcado
Cavaleiro Andante

À procura de pechinchas?
O Cavaleiro Andante apanhou o vereador da Câmara de Santarém, Jorge Rodrigues, ‘à civil’ a passear descontraidamente na Classic Expo do Cartaxo que decorreu recentemente no pavilhão de exposições dessa cidade. Pelos vistos, o autarca é apreciador dos veículos de duas e quatro rodas. Ou então andava só à procura de algumas pechinchas em segunda mão para reforçar o parque automóvel da autarquia...
Guarda Rios

Pontaria afinada.
A Companhia teatral Cegada, de Alverca, estreou com estrondo a peça “Casal Aberto”, inspirada num texto do dramaturgo italiano, Dario Fo. Não só o espaço foi pequeno para acolher toda a gente que quis ver a peça como também esta mereceu destaque ao longo da semana em vários órgãos de comunicação, como o Expresso e a RTP. É caso para dizer que este tiro cultural... foi mesmo em cheio.