Há autarcas da região que são pagos para participar nas sessões do 25 de Abril
Situação ocorre em Abrantes, Alpiarça, Salvaterra de Magos e Tomar.
Há quatro concelhos do distrito de Santarém onde os autarcas recebem pela sua participação nas sessões evocativas do aniversário do 25 de Abril de 1974. A situação ocorre em Abrantes, de maioria PS, Alpiarça, de maioria CDU e Salvaterra de Magos e Tomar de maioria PS. Nos restantes municípios onde também se realizam sessões das assembleia municipais que assinalam aquela data, não há lugar a qualquer pagamento.
Quando O MIRANTE colocou a questão a alguns presidentes de assembleias municipais onde não é feito o pagamento das senhas de presença, houve quem pensasse que estávamos a brincar. "Pagamento de senhas de presença na sessão destinada a celebrar o 25 de Abril?!!"
Nunca tal coisa me passou pela cabeça", disse a O MIRANTE o presidente da Assembleia Municipal de Torres Novas, José Trincão Marques (PS). A participação nas sessões solenes e evocativas deu direito a retribuições que, consoante os cargos dos eleitos e o número de eleitores dos concelhos se situam entre os 103,01 e os 61,04 Euros.
* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE de 5 de Maio 2016.