Ficor promove montado de sobro e cortiça em Coruche
Feira Internacional da Cortiça vai realizar-se de 25 a 29 de Maio.
A oitava edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça - vai realizar-se de 25 a 29 de Maio, em Coruche, centrada na promoção do Montado de sobro e da cortiça como “património universal, sustentável e inimitável”.
Tendo o Ano Internacional do Entendimento Global como mote, a feira deste ano vai centrar-se na sensibilização da população para a importância do sobreiro e procurar “transmitir valores associados à importância do Montado como ecossistema único no mundo onde é possível desenvolver actividades agro-silvo-pastoris”.
O certame, que tem como lema “Montado de sobro e cortiça: património universal, sustentável e inimitável”, volta a ter o alto patrocínio do Presidente da República, que o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, classifica como “selo de validação” da importância da FICOR, tanto em termos económicos como ambiental e de sustentabilidade.
A apresentação da FICOR decorreu esta quinta-feira, 19 de Maio, no edifício do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, coincidindo com a inauguração da exposição internacional “Cork, new uses in architecture - Coruche” (cortiça: novos usos na arquitectura), que resulta de um ‘workshop’ internacional promovido pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e pela Dalhousie University, e que estará patente até 30 de Setembro.
Francisco Oliveira destacou a vertente do certame que mostra “o carácter inovador da fileira da cortiça”, chamando a atenção para o 'showroom' onde serão mostradas novidades relativas às novas aplicações e usos da cortiça nas áreas do design, do mobiliário, da decoração, dos adereços, dos equipamentos desportivos”, e para a micro habitação de cortiça, o “Ecocubo”, que poderá ser visitada no Parque do Sorraia.
A entidade convidada deste ano é o município espanhol de San Vicente de Alcântara, que preside à Assembleia-Geral da Rede de Territórios Corticeiros – RETECORK, a cuja comissão executiva o município de Coruche preside desde 2013, cargo renovado em Abril último por mais um mandato de três anos, disse.
Com a parte expositiva centrada no Parque do Sorraia, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça ficará reservado à componente científica e às conferências e debates, numa organização conjunta com o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, com a Associação de Produtores Florestais de Coruche, com a FILCORK (associação interprofissional da fileira da cortiça) e com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Num outro espaço, “Sabores do Montado”, serão apresentados produtos locais e regionais com ligação ao montado e ao mundo rural, como o mel, os cogumelos, as ervas aromáticas, havendo ainda tasquinhas e animação na Praça da Água.
O já habitual desfile de moda “Coruche Fashion Cork”, a Corrida de Toiros Mista e o Concurso de Ganadarias são outros momentos em destaque no programa da Ficor, que inclui ainda a 12.ª Corrida das Pontes e a 12.ª Corrida das Famílias e a corrida de drones “Sorraia Riverside FVP (visualização em tempo real da câmara frontal) Drone Race”.
No Centro de Exposições existirá um espaço interativo, designado “Um mundo de cortiça: só para ‘pequenos’ profissionais”, que permite uma abordagem pedagógica ao sobreiro e ao ecossistema que este integra, estando agendados ateliês Eco-escolas e a apresentação de "O meu livro da cortiça", de Danuta Wojciechowska e Joana Paz.
Do cartaz de espetáculos fazem parte concertos com Aurea, Los Romeros e Jorge Serafim.