Sociedade | 17-06-2016 13:01

IP contraria autarca de Abrantes sobre cadeiras de rodas na ponte

IP contraria autarca de Abrantes sobre cadeiras de rodas na ponte
RESPOSTA

Infraestruturas de Portugal garante que está assegurada a passagem de cadeiras de rodas e que presidente tinha sido informada

A Infraestruturas de Portugal (IP) desmente a presidente da Câmara de Abrantes, quando esta disse que não tinha respostas concretas da empresa pública sobre o facto de, após as obras, as cadeiras de rodas e carrinhos de bebé terem ficado sem espaço para passarem na ponte sobre o Tejo.

A declaração tinha sido feita por Maria do Céu Albuquerque (PS) na reunião do executivo de 6 de Junho, em que comunicou que ia manifestar as suas preocupações à entidade. A IP, contactada por O MIRANTE, vem dizer que "prestou todos os esclarecimento à autarquia sobre esta matéria no passado mês de Fevereiro".

A empresa pública, que gere a rede viária e a ferroviária, contrariando a autarca, garante que está garantida a circulação de pessoas com mobilidade reduzida na ponte metálica, utilizando-se o passeio do lado nascente.

Acrescenta que este passeio "possui espaço livre bastante de modo a permitir a passagem de cadeiras de rodas, cumprindo com o estipulado na legislação", realçando que a "largura mínima absoluta dos acessos para utilização por pessoas com mobilidade condicionada são 80 centímetros". Precisamente a largura que existe no passeio do lado poente.
"Os passeios da ponte têm 0,60 metros livres do lado poente e 0,80 no lado nascente", sublinha a empresa pública, explicando que "estas são as larguras máximas possíveis". A entidade realça ainda que o espaço no passeio do lado poente ficou reduzido pela colocação de candeeiros de iluminação. A IP explica que a "implementação de passeios com larguras superiores implicaria alterações substanciais na estrutura da ponte metálica e de elevada complexidade técnica, requerendo por isso uma intervenção mais profunda, temporalmente mais demorada". O que, sublinha, representaria "elevados encargos financeiros e para a mobilidade na região na execução da obra".
A circulação sem restrições na ponte foi restabelecida no dia 27 de Abril, após muitos meses condicionada devido às obras. A reabilitação da ponte envolveu um investimento de 2,9 milhões de euros, tendo como objectivo a melhoria das condições de segurança dos utilizadores. Foram realizados trabalhos de fundação e reforço dos pilares, reparação e protecção da estrutura metálica e das zonas de betão armado, repavimentação e impermeabilização do tabuleiro, beneficiação do sistema de drenagem, entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo