Vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura visita Coruche
Arquitecto chinês Wan Shu venceu prémio em 2012.
O arquitecto chinês Wan Shu, vencedor do prémio Pritzker de Arquitectura 2012 (equivalente ao prémio Nobel, mas em arquitectura), visitou o Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche no dia 16 de Junho a convite do arquitecto responsável pelo edifício, Manuel Couceiro. Wan Shu assistiu à tiragem da cortiça e observou a exposição “Cork:new uses in Architecture”, o resultado de duas edições de um workshop internacional focado nos novos usos da cortiça como um material de construção na arquitectura.
Wang Shu veio pela primeira vez a Portugal onde participou na conferência internacional “Architectural Research Addressing Societal Challenges”, promovida pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, que decorreu de 15 a 18 de Junho, acompanhado de Lu Wenyu, com quem partilha a fundação do “Amateur Architecture Studio” na China. Aí falou da abordagem contemporânea da tradição da arquitectura chinesa, numa perspectiva de reconhecimento e valorização.
O arquitecto tem obra construída apenas na China, sobretudo na região de Hangzhou, a 170 quilómetros de Xangai, sendo o responsável pelo pavilhão do seu país na Bienal de Veneza de 2006, pela Biblioteca do Colégio Wenzheng na Universidade de Suzhou, pelo Museu de História da cidade portuária de Ningbo e pelo Campus Xiangshan de Belas Artes de Hangzhou.
A exposição “Cork:new uses in Architecture” está patente até dia 30 de Setembro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, na Zona Industrial do Monte da Barca, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.