Sociedade | 24-09-2016 12:03

Dirigente em quatro associações de Benavente

Dirigente em quatro associações de Benavente

Maria Gertrudes integra a direcção de quatro associações de Benavente porque não consegue recusar os convites que lhe são feitos.

Maria Gertrudes Pardão, 64 anos, é um exemplo de dedicação à causa do associativismo em Benavente pois faz parte da direcção de quatro colectividades (Universidade Sénior do Concelho de Benavente, ARPICB - Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Benavente, Bombeiros Voluntários de Benavente e Sociedade Filarmónica de Benavente). Uma colecção de cargos e de responsabilidades que decorre do facto de, como diz a própria, lhe ser difícil dizer não aos convites que lhe são feitos.

A dirigente associativa resume as qualidades que se devem ter para se estar à frente de uma agremiação. "Basicamente é preciso boa vontade, espírito de ajuda e colaboração", refere a antiga professora, que desde que se aposentou tem dedicado a sua vida às colectividades de Benavente, de onde é natural.

A primeira associação a que se dedicou foi a Universidade Sénior, há cerca de oito anos. "Primeiro ofereci-me para colaborar mas, depois, o agora presidente da câmara, Carlos Coutinho, convidou-me para gerir o projecto e eu aceitei com muito gosto. Ao início eram só os pólos de Benavente e Samora Correia, depois alargou-se a Santo Estêvão e Barrosa. Como achei que já estava a ser trabalho a mais fiquei apenas com Benavente. No pólo de Samora, além de coordenadora também dava aulas de alfabetização. Tinha uma turma muito gira onde ensinei a ler um senhor com 82 anos. Foi muito gratificante. Encheu-me a alma ver aquelas pessoas ainda quererem aprender a compreender as notícias dos jornais", confessa Maria Gertrudes.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo